• CPTrans ‘esconde’ índice de desempenho das empresas de ônibus

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  • 06/set 09:19
    Por Wellington Daniel | Foto: Arquivo/Wellington Daniel

    A CPTrans deixou de divulgar o Índice de Desempenho Operacional (IDO) das empresas de ônibus. A última publicidade dos dados foi feita em dezembro de 2022. Apesar disso, o acompanhamento continua sendo feito e, inclusive, foi utilizado em petição junto à Justiça, ao qual a Tribuna de Petrópolis teve acesso. Na ocasião, apenas uma empresa atingiu o nível de “excelência”, o mais alto da avaliação.

    A Tribuna já havia relatado a situação em maio. Na época, o município alegava que o site passava por atualizações. Hoje, o endereço digital já tem novo design e algumas informações, como o estudo da Coppe/UFRJ, já ficaram disponíveis. O IDO, no entanto, continua sem ser publicado.

    A reportagem também tentou, por três vezes, obter os dados da avaliação por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Em março, a CPTrans levou 16 dias para responder que os dados estavam disponíveis no site, sem considerar que estavam desatualizados. Em maio, foram trinta dias para explicar o motivo da não atualização. Em agosto, voltou a alegar a reestruturação do site como motivo para a não divulgação. Em nenhum destes momentos, no entanto, foi dada a publicidade do que foi apurado pelo IDO.

    No ano passado, já sem a divulgação dos números ao público, o Governo Municipal deu um aumento de 7,07% às empresas de ônibus no valor da passagem, que passou de R$ 4,95 para R$ 5,30 no dinheiro. Depois, quando a Justiça derrubou o reajuste, o próprio governo ingressou com um recurso e conseguiu vencer, mantendo o valor mais caro.

    Em 2022, a gestão municipal também tinha concedido outros dois reajustes às empresas: o primeiro, de R$ 4,20 para R$ 4,40 e, meses depois, de R$ 4,40 para R$ 4,95, considerando os valores em dinheiro.

    O que é o IDO

    O Índice de Desempenho Operacional (IDO) é composto por seis indicadores, como cumprimento e pontualidade de viagens, viagens interrompidas por falhas mecânicas, inspeção de frota, penalidades aplicadas às empresas e reclamação dos usuários. A CPTrans diz que o índice serve para medir a eficiência e a qualidade do serviço de transporte coletivo prestado à população.

    O próprio site diz que a medição do IDO será mensal e divulgada pela companhia através de sua página na internet, o que não tem ocorrido.

    Ao avaliar os índices, a CPTrans atribui uma nota de 0 a 1,00 para as empresas e divide em níveis. Os níveis de “excelência” (o mais alto) e “eficiência”, com notas entre 0,80 e 1,00, garantem a aprovação. Já os níveis abaixo (admissível, admissível temporariamente e inadmissível), reprovam a viação.

    No recorte ao qual a Tribuna de Petrópolis teve acesso, é trazido apenas uma média geral entre os meses de abril de 2023 e março de 2024. Neste período, apenas a Cidade das Hortênsias teve o nível de “excelência”, com nota de 0,92 e aprovação.

    A Cidade Real e a Turp atingiram o nível de “eficiência” e também conseguiram a aprovação. As notas foram de 0,88 e 0,80, respectivamente. A Petro Ita teve a menor nota, com 0,44 e foi reprovada. O nível atingido foi de “admissível temporariamente”.

    Procuradas, nem a CPTrans nem as empresas de ônibus responderam aos contatos da reportagem.

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