
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans vai realizar, nos dias 15 e 22 de outubro, um leilão de veículos apreendidos do Pátio do Morin, local para onde são levados os veículos retirados de circulação por irregularidades identificadas nas ações de fiscalizações de trânsito na cidade. As datas de visitação aos carros que vão para o pregão on-line e presencial também já foram definidas. Serão os três dias úteis que antecedem os pregões (confira as datas abaixo).
“Já realizamos a etapa em que foi dado aos proprietários dos veículos a oportunidade de regularizar e retirar o veículo antes do leilão ou mesmo entender o melhor caminho que ele pode adotar neste momento. Agora seguimos para os próximos passos, respeitando todo o processo legal, de abrir a visitação, para que os interessados possam ver de perto quais são os veículos disponíveis para arremate no pregão”, destacou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
As primeiras datas de visitação acontecem nos dias 10 (sexta-feira), 13 (segunda-feira) e 14 (terça-feira), que antecedem o leilão do dia 15 de outubro. Depois, as visitas para o leilão do dia 22 de outubro serão feitas nos dias 17 (sexta-feira), 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira). A visitação pública dos lotes de veículos está definida no edital. Ela será feita no Pátio Municipal, no Morin, que funciona na Avenida General Marciano Magalhães, 742. Não haverá visitação nos fins de semana e feriados.
“Toda a visita acontece dentro do horário de funcionamento do pátio do Morin, das 9h às 16h. Para fazer essa visita será necessário se cadastrar no site do leiloeiro e fazer esse agendamento da visita”, explicou o presidente da CPTrans.
Em julho, 200 veículos (entre carros, motos, vans, caminhões e micro-ônibus) passaram por outra etapa desse processo, uma perícia feita pela Polícia Civil (PC), que analisou a origem e a situação legal de cada veículo.
“Em todas as etapas, a CPTrans vem dando toda a transparência possível. Já foi definida a empresa responsável pelo leilão e publicado o edital, junto com a definição da data e do local. Serão arrematados lotes de veículos conservados e sucatas identificadas e não identificadas, que não foram reclamados por seus proprietários no prazo legal”, ressaltou Moreira, destacando ainda que o processo ocorre de acordo com o art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O leiloeiro responsável pela divulgação e pelos arremates dos veículos, um processo que acontece de forma híbrida, tanto presencial quanto online, é Ruam Carlos Chaves Gotardo. Nos dias 15 e 22, o leilão presencial acontecerá às 10h, no auditório do Hippershoping Petrópolis, número 1.515, na Rua Teresa (Centro Administrativo da Prefeitura). Já o pregão online estará disponível no site leiloesnovaserrana.com.br. Tanto online quanto presencial é necessário cadastramento antecipado conforme consta no edital.
Poderão oferecer lances nos leilões de veículos conservados, pessoas físicas, inscritas e regulares no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF), e Pessoas Jurídicas, inscritas e regulares no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Sendo que somente poderão oferecer lances nos leilões de sucatas inservíveis identificadas e não identificadas pessoas jurídicas que operem nos ramos da siderurgia, fundição e/ou reciclagem.
Leia também sobre Petrópolis e região: