• CPTrans contrata empresa para gestão e fiscalização do transporte público

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/10/2023 03:10

    E a CPTrans contratou uma empresa para gerenciar o sistema de transporte, desde ônibus passando pelos táxis e até mesmo o motofrete e transporte escolar. A empresa vai ter a missão de fornecer do programa de computador às licenças de talonários de multas passando por aplicativos de celular. No caso dos ônibus começa com armazenamento de dados da frota linhas e horários, a quantidade de passageiros em cada linha e a quilometragem. E ainda vai coletar informações sobre o deslocamento dos ônibus, paradas, horários.  Isso para avaliar o desempenho das empresas e planejar o transporte público. Fora que vai embasar também o cálculo da tarifa.

    Custo X benefício

    O custo mensal disso tudo é de R$ 12.900,00 e o valor total para os 30 meses é de R$ 387 mil. Longe de defender a CPTrans, mas se a empresa contratada fizer isso e tudo e melhorar o sistema tá até barato.

    Nunca ninguém viu

    Mas, um fato nos chama a atenção nesta contratação: o serviço engloba “digitalizar e armazenar documentos relacionados às concessões e contratos”. Opa! Será que teremos acesso aos contratos das empresas de ônibus, aqueles igual à cabeça de bacalhau?

    Contagem

    E Petrópolis está há 146 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Estratégia bem sucedida

    Um estudo de caso sobre a tradicional loja de artigos infantis Pirulito será apresentado no XX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, na Unidombosco, em Resende, nos dias 7 e 8 de novembro. O estudo relata os efeitos da tradicional distribuição de pirulitos para a clientela da loja, entre outras estratégias de marketing sensorial que fazem a marca ser um sucesso.

    Giulia Kappaun, aluna do curso de Administração da UNIFASE,  ao lado de Roberto Cury, empresário da marca Pirulito, é a autora da pesquisa sobre as estratégias bem sucedidas da loja em evento que será realizado em novembro.

    Eleição

    E até que para um domingo bem chuvoso o comparecimento dos eleitores na votação para a escolha de conselheiro tutelar surpreendeu. Ao todo, foram 7.760 votos. Interessante que os primeiros colocados tem mais votos do que muita gente que tentou se eleger vereador. Mas também não pudemos deixar de notar que um dos candidatos, como acontece muitas das vezes na eleição para o legislativo local, teve apenas um voto…

    Super computador

    Lembra que a gente falou aqui que faltou apenas acertar a agenda da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana dos Santos, para que ela  venha a Petrópolis e anuncie uma atualização do super computador Santos Dumont que fica aqui no Laboratório Nacional de Computação Científica? Pois ainda não saiu essa agenda, mas já se sabe que a atualização mais que quadriplica a capacidade da máquina que sai de 5,1 petaflops para 23 petaflops. (Flops é um acrônimo para Floating Point Operations Per Second – Operação de Pontos Flutuantes Por Segundo). Para ter uma ideia, a capacidade de hoje da máquina permite processar volume de 5,1 quatrilhões de operações matemáticas em apenas um segundo.

    Festa do Rosário

    Começa amanhã e segue até domingo a programação da Festa de Nossa Senhora do Rosário, cuja igreja é a da Praça da Inconfidência uma das mais antigas (e lindas) de Petrópolis. A programação inclui missas e o Santo Terço. No dia mesmo da padroeira, no sábado, haverá, além das celebrações, o Evangelizashow, às 19h, com Dunga e Astromar e o bolo da padroeira, além das barraquinhas de comes e bebes na Praça. A programação completa está no Facebook da Paróquia.

    Comemorando 15 anos em Petrópolis, o  Cefet/RJ promove hoje duas atividades. A programação se inicia às 14h no Salão Nobre com a palestra “Cefet/RJ Uned/campus Petrópolis: 15 anos como referência de qualidade”, que será ministrada pelo professor e primeiro diretor da unidade Paulo Bittencourt e, às 15h30, a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí se apresenta como parte da iniciativa ‘Concertos na Escola’.

    Tá osso!

    Virou terra de ninguém a Rua do Imperador nos finais de semana e em horários específicos: aos sábados, entre 18h e 19h30, por conta da parada irregular em uma das faixas para aquela compra rápida nas lojas já quase fechado e, aos domingos de manhã, quando o pessoal estaciona na faixa – essa liberada neste dia – mas de qualquer jeito. Ou, manobrando a passos de cágado manco e atrasando os ônibus. Fiscalização nunca se vê em dias úteis que dirá aos sábados e domingos…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas