• CPTrans altera trânsito como teste para Bauernfest; confira as mudanças

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/06/2017 19:25

    A Companhia Petropolitana de Trânsito está testando, desde hoje (22), alterações no trânsito na tentativa de reduzir os impactos provocados pela interdição da Rua Alfredo Pachá. Em caráter experimental, foi alterado o sentido da rua Padre Siqueira, entre a Praça da Confluência (Palácio de Cristal) e a Avenida Roberto Silveira. Além disso, o trânsito na Rua Montecaseros operou em mão única, no sentido Avenida Piabanha. Técnicos seguirão monitorando a mudança e, se os resultados forem positivos, a alteração pode ser mantida ao longo dos 10 dias da festa.

    Os primeiros testes começaram no início da tarde, fora do horário de pico. A primeira alteração foi feita na ponte entre a Av. Barão do Rio Branco e a 13 de Maio, que teve a mão invertida, mas a mudança gerou retenção maior do que a prevista tanto na Barão do Rio Branco, quando na 13 de Maio e na Padre Siqueira. Trinta minutos depois, a alteração foi desfeita e a mudança, descartada.

    Mais tarde, por volta de 15h,  uma nova alteração foi feita. Desta vez alterando o sentido da rua Padre Siqueira. Com a mudança, o motorista que trafegava pela Avenida Barão do Rio Branco ou pela Presidente Kennedy (Piabanha) e pretendia acessar o Centro, tinha duas opções: seguir em direção à Treze de Maio ou virar à direita e seguir pela Padre Siqueira (rua onde fica a garagem da Única) até a Avenida Roberto Silveira. Lá era possível acessar a região da Montecaseros ou a Praça da Liberdade em direção ao Valparaíso. 

    Os primeiros reflexos da medida foram positivos, e puderam ser sentidos logo nos primeiros minutos. Quem passava pela Avenida Roberto Silveira acabou sendo surpreendido. “Eu ia passar por aqui para ir a Itaipava. Aí me deparei com a placa e o guarda informando que a rua estava fechada. Agora vou ter que pegar a Montecaseros e a Piabanha para passar pra lá. Espero que não tenha trânsito e que a medida dê certo”, disse Flávia Brumadinho.

    Do outro lado, na Avenida Barão do Rio Branco, quem estava esperando as longas filas no trânsito acabou se surpreendendo. “Eu já estava desanimado, mas não tinha como evitar o Centro, porque tenho que buscar encomendas. Quando entrei na Barão já estava esperando aquela fila. Mas aí fui andando, andando e a fila até agora não apareceu. Aí quando cheguei aqui no Palácio de Cristal e vi tudo fluindo, fiquei muito feliz. Senti um alívio. Já estamos tão acostumados com trânsito nesse período que ficamos surpresos!”, disse Sandra Olivetti dos Reis, que mora em Itaipava. 

    “É necessário que nossas equipes realizem esses testes o mais próximo da festa possível, para que tenhamos um cenário real. Após concluirmos todos os testes vamos analisar e ver o que foi satisfatório para poder aplicar já na noite desta sexta. São mudanças que, em um primeiro momento, podem deixar o motorista um pouco confuso, mas que podem trazer um resultado muito positivo ao longo do evento”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco. 

    Fique atento às mudanças: 

    Transporte

    Todas as linhas que chegam ao Centro Histórico estarão com o letreiro indicativo “Via Bauernfest”. Haverá, ainda, aos sábados e domingos de festa, além do feriado do dia 29 de junho, uma linha executiva, saindo do Bingen com destino à festa, cujo letreiro indicativo estará escrito “Bauernfest”. O valor cobrado será de R$ 5, taxa já praticada pelos executivos. O desembarque vai ser na Avenida Roberto Silveira, pertinho da festa, de onde parte novamente para a rodoviária do Bingen.

    Interdições

    A Rua Alfredo Pachá fica interditada a partir das 10h desta sexta-feira e só será reaberta no dia 3 de julho, após o fim da festa. 

    O entorno da Praça Getúlio Vargas (Praça da Águia) também sofrerá interdição. O local é palco da Feira de Cerveja Artesanal, Deguste, que acontece em edição especial, por conta da Festa do Colono. Ela será fechada a partir desta sexta e será reaberta no dia 3 de julho. 

    Alteração no trânsito

    Nos 10 dias de festa, a Avenida Getúlio Vargas, no Quitandinha, ficará em mão única. O local servirá de estacionamento para ônibus de turismo nos dias de evento. 

    Ônibus de turismo

    Além do estacionamento para ônibus de turismo no Quitandinha, o Bingen também terá essa finalidade nas proximidades da Universidade Estácio de Sá. O embarque e desembarque de passageiros serão próximos ao Relógio das Flores. 

    Vans de turismo

    As vans de turismo poderão fazer o embarque e desembarque em pontos do Centro próximo à festa em locais que não comprometam o tráfego de veículos. Após isso, deverão seguir para o estacionamento.

    Estacionamento rotativo

    O estacionamento rotativo irá funcionar nos 10 dias de festa de 8h às 22h, ao custo de R$ 3 a hora, sem limite de tempo, no entorno da Bauernfest. As ruas que terão horário de rotativo ampliado são: Rua da Imperatriz, Barão do Amazonas, Irmãos D’Ângelo, São Pedro de Alcântara, Nelson de Sá Earp, Avenida Koeler, Avenida Tiradentes, Rua Roberto da Silveira, ruas 7 de Abril, Padre Siqueira, Avenida Presidente Kennedy, ruas 13 de Maio, Montecaseros, Frei Rogério e a Avenida Barão do Rio Branco – que será sinalizada.

    Valet

    O serviço de valet vai funcionar na Avenida Roberto Silveira aos sábados (24 de junho e 1º de julho) nos domingos (25 de junho e 2 de julho) e no feriado do Dia do Colono (29 de junho).

    Trajetos alternativas

    – No trecho entre Itaipava e o Bingen, além da BR-040, tem a opção de passagem subindo o Quarteirão Brasileiro, saindo na Mosela. A opção se dá também para quem precisa fazer o caminho contrário. 

    – Alternativa entre o Bingen e o Quitandinha, evitando o Centro, é a passagem pelo Vila Militar, chegando no Valparaíso. 

    – Outra opção de passagem para o Valparaíso é a utilização da Comunidade Oswaldo Cruz – que dá acesso ao Cemitério Municipal. 

    – Entre o Itamarati e o Quitandinha, a rota alternativa é o Alto da Serra, pela Rua Santos Dumont. 


    Últimas