CPI na Alerj vai investigar tragédias ambientais no Estado
Já há assinaturas suficientes para a instalação, na Assembleia Legislativa do Estado, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as responsabilidades nas tragédias ambientais como desabamentos de barreiras e inundações. E Petrópolis, como todo mundo sabe, é palco dessas desgraças. Mas, o pedido de CPI não foi feito por nenhum dos deputados estaduais que representam a cidade na Alerj. É de autoria da deputada Dani Monteiro, do Psol, carioca.
Berlinda
No caso específico de Petrópolis, a investigação pode colocar dois prefeitos esquerdistas na berlinda: o atual, Rubens Bomtempo e o vice, também atual, e ex-prefeito, Paulo Mustrangi. Eles governaram a cidade de 2001 a 2016 e agora estão de novo à frente do executivo e juntos na atual gestão. Também coloca em saia justa Bernardo Rossi, suplente, que assumiu mandato de deputado na Alerj essa semana e é colega de parlamento de Dani Monteiro, mas que governou a cidade de 2017 a 2021. Somando tudo são 20 anos cujas gestões podem ser arguidas na CPI sobre o que fizeram em prevenção no período.
Estratégia
Se tem uma coisa que Bomtempo sabe é o tamanho que ele tem. Ganhou a eleição, mas tem senso crítico para reconhecer que encolheu nos últimos anos. E o afago no Psol, com presença na posse da Coletiva Feminista na Câmara de Vereadores, tem a ver não apenas como a união da esquerda no combate ao bolsonarismo, mas também um olhar atento aos votos do partido na cidade – 25,5 mil na eleição para deputado estadual.
Calma, gente!
E segue a luta inglória para os desavisados que buscam atendimento na UPA Centro que funciona, de forma improvisada, no Hospital Nelson de Sá Earp. Uma amiga da coluna procurou a unidade e o atendimento foi ruim com funcionários de mal humor. Tá certo que trabalhar no improviso também não é bacana, mas descontar nos pacientes…
Piada pronta
E a Câmara de Vereadores aprovou ontem indicação para que a prefeitura crie o programa “Vou de Bike”. Interessante para uma cidade que nem ciclofaixa tem – vide o caso de insucesso na Barão do Rio Branco e outro desastre que foi a ciclorota na Rua do Imperador. Sem ciclofaixa, sem ciclovia, onde as pessoas irão de bike?
Mas doeu
Esses dias a gente ficou pensando: agora que o vereador Marcelo Lessa fez as pazes com Bernardo Rossi, a quem apoiou na última eleição, aquele soco que levou de Maurinho Branco (mas ambos negam) em 2021 quando deitava falação sobre o ex-prefeito foi em vão?
Estoque para o Carnaval
Os estoques do Banco de Sangue Santa Teresa sempre ficam mais baixos no Carnaval. Por isso há campanha para doação antes da folia de Momo. O banco de sangue funciona diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, de 7h às 18h, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1.130, no Bingen.
Volta de projetos culturais
Lembra que a gente falou aqui que já tava passando da hora de a prefeitura retomar projetos como Banda na Praça e Serenata Imperial? Pois já tem até reserva no orçamento para isso, segundo os vereadores. O que eles aguardam para cobrar a execução?
Sabotagem
E quebraram bebedouros nas áreas de lazer em Cascatinha. E o vereador do bairro, Marcelo Chitão, diz que esses vândalos, podem ser seus ‘adversários políticos amargurados e infelizes’ que detonam as coisas para depois falar que o vereador nada faz. Menos, bem menos, Chitão.
SP mostrando Petrópolis
A jornalista e apresentadora de TV Karen Brum da emissora SRTV, de São Paulo, escolheu a Casa da Princesa Isabel como um dos pontos turísticos que vai abordar no programa especial que fará sobre nossa cidade. As gravações em Petrópolis vão de 27 de fevereiro a 06 de março. O programa “Lugares” será veiculado no início de maio e também ficará disponível no YouTube e demais redes sociais da emissora e da apresentadora.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br