• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/03/2023 03:31

    A CPI dos ônibus é a Comissão Parlamentar de Inquérito do legislativo petropolitano que não vai acontecer. A investigação policial em curso, que culminou quarta-feira (29) com mandados de apreensão e busca de documentos na prefeitura, casa do prefeito e de empresários, coincide com mais uma fase de manifestações de usuários do sistema que fecharam ruas, como no Morin, protestando contra a má prestação de serviço que se arrasta há anos e que agora piorou muito. E nas redes sociais muita gente pediu a CPI dos ônibus, talvez esquecendo que ela seria conduzida pela Câmara de Vereadores. Aí, a gente lembra: quais CPIs, de outros temas, nos últimos tempos, conduzidas pelos vereadores, que resultaram em alguma coisa?

    Vereadores não falam na investigação

    Pois é. Mas, analisemos também o comportamento dos vereadores: fizeram o de sempre, com discursos inflamados e anunciando ‘vistorias’ nos terminais e pedidos de informações, mas sobre a ação policial foi um silêncio total. Com maioria na Câmara, dificilmente o governo terá de enfrentar uma CPI. E mesmo que tivesse, ela iria retornar ao passado e questionar prorrogação de concessões, brecha legal para sucateamento da frota, supressão de linhas e outros temas que resultaram no estado atual das coisas?

    Perseguido

    O prefeito Rubens Bomtempo se pronunciou apenas no final do dia da operação e disse que está sendo perseguido porque tirou as linhas da Cascatinha e transferiu para a Cidade das Hortênsias. E poderia ter feito assim? Sim, porém, o que a investigação foca é em como foi feito.

    Algo precisa ser feito

    De toda a forma, o último episódio mostra que o sistema de transporte da cidade vem se dissolvendo e coloca não apenas o governo como os vereadores contra a parede. No ano passado, o prefeito falou em encampar o serviço, que é a retomada coercitiva do serviço pela prefeitura. Precisa retomar com esse pensamento. Já aos vereadores, se não se posicionarem, fica o recado: 2024 é logo ali.

    Recriação dos afro-sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes, de 1966, considerado um marco por sua fusão de elementos da música africana com o samba, Petrópolis recebe hoje o show ‘Os Afro-Sambas’ com o violinista e compositor Zé Paulo Becker e o cantor e compositor Marcos Sacramento. Vai ser às 19h, no Centro de Cultura. A entrada é franca, respeitando a lotação de 140 lugares do espaço.

    No governo

    Nas redes sociais foi com sorrisos e abraços com o governador Claudio Castro que o ex-prefeito Bernardo Rossi assumiu a Secretaria estadual de Governo. Mas, não é bem assim. Suplente de deputado estadual, Bernardo assumiu na Alerj no lugar do titular, Chico Machado, que Castro ‘puxou’ para a Secretaria de Governo para dar a vaga para Bernardo no legislativo.

    É cilada, Bino!

    Só que Chico Machado, em menos de dois meses, sacou a cilada: como secretário de Governo, tendo de colocar o jamegão em contratinhos corria o risco de pôr o CPF para rolo. Ademais, num cargo de gabinete, perde a chance de circular pelo estado e seus redutos eleitorais prometendo uma coisa aqui e ali e fazendo a cama para a próxima eleição. É o que vai passar Rossi. Bernardo, no entanto, sorriu amarelo e teve que aceitar o cargo, afinal, não vai descontentar Castro que fez das tripas coração para que ele assumisse na Alerj. Também não vai rolar de pedir uma secretaria com mais chance de ter visibilidade eleitoral.  

    Duarte da Silveira pede socorro

    A gente publicou aqui no final de semana, a pedido de moradores, foto de uma obra de contenção na Rua Duarte da Silveira, com o alerta de que eles iriam cobrar boa execução do serviço e calçadas refeitas. Eis que outros moradores viram a nota e nos escreveram relatando que o bairro sofre em outros pontos, ainda que seja um parque industrial com várias empresas na localidade. “É um verdadeiro desprestígio com as empresas e população da região”. Eles relatam piso irregular, buracos em vários pontos, sem segurança e quase sem manutenção. E dão até a solução: “trata-se de um trecho importante que poderia ser totalmente asfaltado, com drenagem direta para o rio que se encontra em uma de suas margens”. 

    Tudo na gambiarra

    De um leitor da coluna sobre o que relatamos ontem a respeito da aprovação, em regime de urgência, de projetos de lei enviados pela prefeitura à Câmara de Vereadores: “é tudo em cima da hora para não perder prazos. A sensação que passa que tudo é gambiarra no poder público”.

    Mesmo com a limpeza na fachada do Centro de Cultura Raul de Leoni, uma das laterais está assim, cheia de pichações. E olha que ali tem câmera de monitoramento.

    Páscoa solidária

    O Projeto Aloha, que tem duas famílias atendidas em projetos sociais, está recolhendo chocolate para uma ação nesta Páscoa. São aceitas doações em Pix (contatoalohaa@gmail.com) mas, ovos de chocolate e caixas de bombons também podem ser entregues na Universidade Estácio de Sá, no Bingen, das 9h às 21h.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas