• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/06/2021 03:30

    Uma liminar concedida ontem à noite suspendeu a CPI do Covid na véspera  dos depoimentos de funcionários e ex-funcionários da gestão passada.  O mandado de segurança foi impetrado pela ex-secretária de Saúde, Fabíola Heck, o ex-diretor Administrativo da pasta, Diego Marcelino e o diretor do Hospital Alcides Carneiro, Filipe Fortuna. 
    Alegam à justiça que a composição da CPI não observou proporcionalidade partidária e não tem objeto definido. Apesar de ter como tema principal os gastos realizados durante da pandemia, a CPI visa a investigação de superfaturamento na compra de insumos durante todo o quadriênio 2017-2020, além de não identificar quais os insumos adquiridos que devem ser objeto de investigação. A liminar foi concedida pela juíza Cláudia Wider, da 4ª Vara Cível, que deu prazo até hoje, às 11h, para que a Câmara seja notificada e suspenda a CPI – até o julgamento final do mandado de segurança – sob pena de multa de R$ 50 mil. Mas, a Câmara ainda pode recorrer e tentar derrubar a liminar. 

    O dia todo

    E a oitiva de funcionários e ex-funcionários da Saúde e Administração na gestão Bernardo Rossi na CPI do Covidão, iria durar o dia todo: de 9h às 18h. Pelo menos era o que a CPI pretendia. Mas, mesmo sem liminar, considerando que foram convidados e não convocados, já corria o risco de ninguém aparecer.

    Já acabou?

    E as blitz no trânsito? Já acabaram?  Depois de muitas críticas dos motoristas – e a imprensa ter mostrado que carcaças e carros abandonados ainda estavam nas ruas enquanto as operações multavam veículos com documentação atrasada – as blitz saíram de cena. Talvez voltem numa nova roupagem, mas não há indicação de que retornem com objetivo esperado que era retirar os abandonados das ruas e os parados irregularmente.

    Leitos fantasmas

    Todo misterioso, o vereador Marcelo Lessa disse que foi identificada que na gestão passada havia ‘leitos de UTI fantasma’. Disse ele que um passarinho de bico preto lhe contou.  Vereadores já pediram informações à gestão Hingo Hammes. Duro vai ser conseguir confirmar tendo 90% dos cargos em comissão da gestão passada atuando nos quadros atuais.  Se confirmarem compromete uma penca de gente do governo HH.

    Premiados

    Bombando as promoções da Tribuna e parceiros nas redes sociais. Mais de 43 mil contas alcançadas no sorteio da cesta de inverno Tribuna/Multimix uma seleção de melhores produtos para aquecer corpo e alma. Continuem de olho em nossas redes sociais da @tribunadepetropolis e da @tribunafm para acompanhar novos sorteios e promoções que estão vindo!

    Gisele Teixeira Rangel, feliz ganhadora da promoção Tribuna/Multimix, recebendo o prêmio com a gerente da loja, Tatiana Santos.

    E o plano?

    No segundo semestre do ano passado o prefeito da ocasião, Bernardo Rossi, anunciava a confecção de um Plano de Recuperação Econômica Pós-pandemia. Tá certo que foi às vésperas da eleição. Mas, parecia, na época, que seria sério. Bernardo perdeu e não se falou mais nisso. Ficamos sem um norte para recuperar a economia, que já nem era tão boa, porque a atual gestão ao que tudo indica não vai tocar no assunto.

    Que as UTIs permaneçam!

    Vamos anotar estes números para cobrar: Petrópolis tem 123 leitos de UTI covid- 45 nos hospitais municipais e 78 em hospitais particulares conveniados. E apenas 32 hoje – graças à Deus, ocupados. Diante da redução de casos da covid que estimamos continue caindo já podemos nos movimentar para exigir que todos os 123 leitos não sejam desmobilizados e, sim, direcionados a outras doenças porque sempre houve deficiência de UTIs.

    Põe a mascara e lute!

    E a prefeitura informou que nos próximos dias pontos de ônibus e terminais vão ganhar propagandas incentivando o uso de máscaras mesmo para quem já se vacinou. Sobre a lotação dos ônibus ninguém falou nada, não.

    População de rua

    Nos idos de 2019 a gestão Bernardo Rossi contabilizava 140 moradores de rua. Hoje, a secretaria de Assistência Social, agora na gestão interina de Hingo Hammes diz que já são 180 – pesquisa feita entre setembro de 2020 a abril de 2021. Esse aumento é derivado da pandemia? O que está sendo feito para essa população que chegou mais recentemente às ruas?

    Contagem                                                                                             

    Petrópolis está há 175 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Pode isso, produção?

    Um Partisans atento observou: como foi iniciado processo de licenciamento ambiental de uma estação de tratamento de esgoto no Parque de Exposições, em Itaipava, sem que a prefeitura tenha feito uma concessão de uso da área? Concessão à empresa Águas do Imperador que precisa, inclusive, ser votada na Câmara de Vereadores.

    E os taxistas?

    Beleza que os motoristas de ônibus foram vacinados, mas os taxistas tão reclamando também de não terem sido incluídos.  Petrópolis tem pelo menos 1,5 mil taxistas entre titulares das licenças e auxiliares.

    A lavoura, no Caxambu, pelas lentes de José Renato Lisboa Cordeiro, um dos lugares mais bonitos da cidade.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas