CPI: Após ser favorável em um primeiro momento, Aziz diz agora ser contra realização da Copa América no Brasil
Na abertura dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta terça-feira (01), o senador Humberto Costa (PT-CE) questionou a realização da Copa América no Brasil. O parlamentar afirmou que entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o evento não seja realizado no País. O presidente colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), que na segunda-feira (31) tinha se colocado a favor da realização do evento, voltou atrás e concordou com a posição de Costa.
Aziz havia informado na segunda, em entrevista a CNN, poucos momentos após o anúncio da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) de que o campeonato seria realizado no Brasil, que não via “grandes problemas” na realização do evento, já que o País já tem realizado campeonatos estaduais. Hoje o senador voltou atrás e disse que após raciocinar, é “sem lógica” realizar o evento internacional. “Não temos o que comemorar”, afirmou o parlamentar.
A Conmebol confirmou ontem, por meio de suas redes sociais, que a Copa América deste ano será realizada no Brasil. O evento, de 13 de junho a 10 de julho, estava marcado para a Argentina, mas o país foi previamente vetado por causa do aumento dos casos locais de covid-19. No comunicado, a Conmebol agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro por acolher e “abrir as portas do País” para o torneio.
O senador Otto Alencar (PSD-BA), também reforçou o coro de críticas à realização do evento no País, devido ao cenário epidemiológico do Brasil. O senador defendeu que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deveria ser reconvocado à CPI para explicar a decisão a favor da realização do evento esportivo no Brasil.