• Cozinha sem Neura: Organizando, planejando e economizando na cozinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/01/2022 20:01
    Por Nayara Ataide

    Se você tem como objetivo cozinhar mais, ou aprender a cozinhar você precisa se atentar a pequenos detalhes que vão muito além das habilidades com as panelas.

    No corre corre diário muitas vezes não dá tempo de elaborar aquele cardápio, ou fazer uma refeição mega completa, e por esses e outros motivos acabamos terceirizando nossa própria alimentação, seja recorrendo aos aplicativos de delivery, ou ao fast food, ou pior, aos congelados ultraprocessados.

    Não que seja proibido recorrer a essas opções, mas elas devem ser esporádicas ou em momentos de extrema necessidade. A alimentação é a base de uma saúde e bem estar equilibrados, e precisamos ter mais atenção com essa função vital a nossa sobrevivência.

    Eu também trabalho, estudo, sou mãe, tenho minhas tarefas diárias em casa, e tudo mais que todos vocês vivem diariamente. Eu entendi que pra não ser um fardo, ou mais uma tarefa exaustiva, precisava me organizar e tomar algumas atitudes que dentro do meu dia a dia fizeram toda a diferença.

    Essas atitudes precisam ser tomadas muito antes de preparar sua comida. Você precisa se planejar e organizar sua rotina a partir das compras no supermercado.

    Parece óbvio, mas fazer uma lista de compras com os itens que você precisa e as quantidades já facilita sua vida e poupa seu tempo perambulando pelo supermercado. Organize estalidar por setores como limpeza, vegetais, carnes, etc, pra te ajudar a ir assertivamente em casa sessão e sempre olhe sua despensa, armários e geladeira quando for montar a lista. Nem sempre conseguimos lembrar de cabeça tudo que precisa.

    Organize um roteiro de compras. Como assim roteiro? Fazer compras em um único supermercado não te ajuda a economizar e quase sempre vai faltar algo, porque não encontramos todos os produtos e marcas que queremos no mesmo lugar. Então organize sua rota de compra para os mercados que fiquem próximos de onde você mora, ou que fiquem próximos ao mercado de sua preferência. Vá primeiro ao que possivelmente comprara menos itens e deixe por último o que comprará a maior quantidade.

    Fique por dentro das promoções! Hoje em dia as redes sociais boa oferecem todas as informações e promoções da semana. Então entre nós perfis dos mercados que você frequenta, olhe os encartes ou as promoções e com sua lista já pronta você vai saber onde encontrar os itens que você precisa com o menor preço! Ou seja, nada de incerteza que em tal lugar pode estar mais barato, você já sai prevenido!

    Outra dica que pode passar desapercebida, mas que faz sim diferença, é não ir às compras com fome. Parece bobeira, né? Mas a dona desperta gatilhos emocionais que nos fazem comprar mais e consequentemente, nosso gasto aumenta.

    Tenha um dia para fazer suas compras. Sabemos que não são todos os itens que conseguimos comprar em grande quantidade. Vegetais, frutas, pães e alimentos perecíveis, precisam ser repostos com frequência. Mas compre “o bruto” para o período mensal, ou na frequência que você costuma receber seu salário. Idas extras ao supermercado sempre nos fazem comprar mais itens do que precisamos.

    Deu tudo certo com as compras? Chegue em casa e tome atitudes que naquele momento exigirão um tempo extra, mas que no dia a dia te poupará um tempo preciosíssimo. Desinfete suas compras. Higienize frutas e vegetais. Retire da despensa e dos armários os possíveis itens com validade vencida, ou que estejam na hora do descarte. Limpe as prateleiras e organize suas compras de forma setorizada. Alimentos e itens que tenham a ver perto, e os que mais costuma usar mais a frente ou com acesso mais fácil e pratico.

    Descasque e pique as frutas mais perecíveis (mamão, abacaxi, e etc) e deixe em potes bem tampados na geladeira por até 5 dias, observando sempre o estado antes de consumir.

    Frutas que serão usadas apenas para suco, podem ser congeladas.

    Porcione as carnes para facilitar na hora de cozinhar. Divida nas quantidades que costuma usar para cozinhar cada refeição.

    Parece muito, né? Mas te garanto que essas ações facilitarão e muito sua vida na correria do dia a dia e vai te motivar a cozinhar já que muita coisa já estará organizada.

    Últimas