• Cozinha sem Neura: O que é Mirepoix? Aprenda e faça!

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/02/2022 08:00
    Por Nayara Ataide

    Mirepoix, mas que nome complicado é esse? Se pronuncia “mirepoá” , e é um termo francês para a combinação de legumes em cortes regulares como: cebola, salsão e cenoura, refogados em manteiga e utilizados como base para caldos, molhos, sopas e outros preparos.

    Quanto a origem do termo e da receita, acredita-se que foi criada pelo cozinheiro do Duque francês, o Duque Lévis Mirepoix, no século XVIII. A primeira referência á receita foi feita no livro L’Art du Cuisinier, em 1814, por Antoine Beauvilliers. A receita descrevia um molho preparo com cenoura, cebola, salsão, bouquet garni, vinho e mangeiga.

    O mirepoix, é a base do tradicional caldo de legumes, que é muito utilizado na culinária em geral para agregar e construir os sabores de um prato. Você pode utilizar o caldo de legumes em qualquer receita que exija cozimento, e substituir a água desse cozimento pelo caldo. Essa simples substituição já agregará muito mais sabor a sua receita. Também serve para substituir aquele caldo de legumes industrializado cheio de sódio, gordura e corantes que encontramos no supermercado.

    Você pode fazer seu próprio caldo em maior quantidade e congelar para que sempre que precise tenha o caldo pronto. Ele dura até 3 meses no congelador.

    Receita básica de Caldo de Legumes:

    (Utilize partes iguais para a receita. Por ex: 500g de cebola, e 250g de cenoura)

    1 parte de salsão, aipo ou alho Poró

    2 partes de cebola;

    1 parte de cenoura;

    Manteiga para refogar;

    Pimenta em grãos;

    Folhas de louro.

    Aprox. 2l de água.

    Modo de preparo:

    Em uma panela refogue todos os legumes na manteiga, adicione a água, os grãos de pimenta e as folhas de louro. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Coe o caldo, e guarde em potes bem tampados em geladeira ou no freezer por ate 3 meses.

    Últimas