• Cozinha sem Neura: O Bacalhau, suas curiosidades, tipos e receita de Bacalhoada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/03/2022 08:52
    Por Nayara Ataide

    Semana santa e Páscoa estão chegando, e se existe um ingrediente típico e que não pode faltar nessas celebrações é o Bacalhau!

    Bacalhau não é um peixe específico, mas sim 5 espécies de peixes que passam pelo processo de salga e secagem. O nome vem do latim “baccalaureu”, que significa salgar e secar peixes. Existem registros dessa prática desde o século IX, praticados pelos vikins, pioneiros nessa prática, e utilizavam o peixe “gadus morhua”. Como o sal não era conhecido, eles deixavam o peixe exposto até secar por completo e ficar bem fino. A partir do ano 1000, os bascos passaram a utilizar o sal no processo da salga do peixe, aumentando sua duração e sendo apropriado para ser comercializado. Apesar de serem peixes originários do Atlântico Norte, em especial da Noruega, foram os portugueses quem aprimoraram a cultura do bacalhau e a difundiram pelo mundo afora com as grandes navegações. Por durar bastante era o alimento ideal para ser armazenado nos navios por mais tempo sem estragar. O bacalhau caiu no gosto dos portugueses, que são os maiores consumidores do produto no mundo e por ventura caiu no gosto dos brasileiros também que consomem cerca de 30% do bacalhau norueguês.

    Existe 5 tipos de “bacalhau” comercializados no mercado:

    Gadus Morhua – é considerado o mais nobre dos peixes. Encontrado nos mares gelados da Noruega, costuma ser mais, mais largo e ter postas mais altas. Possui cor clara, tipo palha e após a dessalga fica maior e mais macio.

    Saithe: Também pescado no oceano Atlântico, e o mais popular no Brasil, por ser mais barato. Sua carne é mais escura e tem sabor acentuado. Quando cozido desfiado com facilidade.

    Zarbo: Dos 5 tipos, é o menor dos peixes, apesar de ter i corpo alongado. Sua carne é clara e firme e costuma ser mais barato que os outros.

    Ling: É o mais fino e comprido dos bacalhaus. Apesar de ter o corpo mais estreito, sua carne é macia e consegue se tirar postas de tamanho parecido com os outros peixes. Apesar de macio é mais firme e resistente, tem a carne branca e sabor marcante. Tem preço médio em comparação com os demais.

    Gadus Macrocephalus: Muito semelhante ao Gadus Morhua, esse peixe é pescado nos mares do oceano Pacífico Norte. Sua carne é branca e apresenta mais resistência para se soltar em lascas sendo mais usado para preparo onde os pedaços do peixe são maiores.

    Na hora de comprar seu bacalhau preste bem atenção nas características de cada tipo e tome cuidado pra não comprar um peixe que não é o qual você planeja.

    – Bacalhoada

    Ingredientes:

    • Bacalhau dessalgado cortado em postas;

    • Batatas cortadas em rodelas não muito finas;

    • Cebola cortada em rodelas;

    • Pimentões amarelo e vermelho cortados em rodelas finas;

    • Tomates cortados em rodelas;

    • Dentes de alho;

    • Folhas de louro;

    • Azeitonas sem caroço;

    • Azeite extravirgem;

    • Sal e pimenta do reino;

    • Ovos cozidos e cortados ao meio;

    • Coentro ou cheiro verde.

    Modo de Preparo:

    Coloque o bacalhau de molho no dia anterior e vá trocando a água o máximo que conseguir. No dia do preparo,corte o bacalhau em postas:no sentido da largura e ao meio. Em uma panela cheia de água, coloque o bacalhau, 2 folhas de louro e pimenta do reino em grão (caso tenha). Assim que a água ferver, conte 5 minutos e desligue. Retire as postas de bacalhau e reserve. Não jogue a água do cozimento fora, coloque as rodelas de batatas para cozinhar nessa água. Assim que estiverem cozidas e ainda firmes, retire as batatas.

    Montagem:

    Regue o fundo de uma travessa com azeite, coloque os pimentões, cebola, tomate, azeitona,pimenta do reino, arrume as batatas,coloque as postas de bacalhau, regue com mais azeite, tampe com papel alumínio e leve ao forno até o bacalhau cozinhar e começar a desmanchar. Cubra com ovos cozidos cortados ao meio, azeitonas e coentro ou cheiro verde.

    Últimas