• Cozinha sem Neura: Mãe é alimento + receita afetiva

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/05/2022 14:21
    Por Nayara Ataide

    Mãe é alimento. Desde a barriga, é pela nossa mãe que somos alimentados. Após o nascimento, é o corpo dessa mãe quem produz o alimento para o bebê exclusivamente, durante um bom tempo.

    A capacidade que a mulher tem de gerar e produzir o alimento da sua cria, não é à toa. Tudo isso tem muito significado. É divino. É poderoso.

    A mãe nutre o corpo e a alma de um filho. É quem preenche de amor e cuidado todos os espaços. Que é capaz de esgotar nossa fome emocional com um simples colo. E quando maiores, com um abraço. É o início do contato que temos com qualquer tipo de alimento. Não é a água. Não é o pão. É o leite que sai dos seios da mãe.

    Então quando pensamos que para sobreviver devemos estar alimentados, lembremos de quem um dia foi o nosso único e exclusivo alimento. Quem se preparou pra isso, pra ser alimento.

    E aí crescemos. Essa mãe, com suas mãos cansadas de tanto trabalho, passam a preparar nosso alimento.

    Não existe prato na alta gastronomia que seja capaz de competir com aquele almoço que só a nossa mãe faz. Aquele feijão fresquinho, aquele purê de batatas… Aquela sopinha que é regra toda vez que a criança adoece…

    Não, não existe prato que possa competir.

    Já preparei de tudo um pouco nessa vida como cozinheira. Já comi muita coisa também. E olha, incrivelmente inesquecíveis e maravilhosas. Mas nada que chegue aos pés da feijoada da dona Nice. É um aroma inebriante, um sabor enlouquecedor, me sinto tão acolhida quanto, quando deitada em seu colo eu ficava, encaixada em seu corpo até adormecer.

    E o bolo gelado de abacaxi? Me abraça tanto quanto ela me abraçava quando ia me buscar na escola , feliz em me ver.

    O biscoito de maisena com chocolate quente… Ainda hoje me pego juntando-os quando estou precisando daquele carinho e colo que só a dona Nice sabe dar.

    Ela me alimentou. Ela me ensinou a alimentar.

    Hoje eu cozinho o que aprendi e aprendo com ela. Ela foi minha primeira professora, e sempre será a mais importante. Não importa em que renomada escola de gastronomia eu estude. Será sempre nela que eu vou pensar, toda vez que pegar numa panela.

    Feijoada da Nice

    Ingredientes:

    – 1 kg de feijão preto;

    – 150g de: carne seca, rabo, costelinha, lombo, paio e bacon;

    – 1 gomo de linguiça calabresa;

    – 5 dentes de alho amassados;

    – Sal, e folhas de louro á gosto.

    Modo de preparo:

    No dia anterior, coloque o feijão de molho. Corte e lave as carnes. Passamos por 3 vezes em água corrente, e depois deixamos de molho até o dia seguinte e vamos trocando a água.

    No dia do preparo, afervente as carnes até perceber que a maior parte da gordura saiu na fervura. Em uma panela, refogue as carnes na própria gordura residual que for soltando. Escorra a água que o feijão ficou de molho, e coloque ele para cozinhar com as folhas de louro e as carnes mais duras, como o rabo e a costelinha. Assim que o feijão estiver cozido, adicione o restante das carnes, e os 5 dentes de alho amassados e bem dourados e refogados. Misture bem, deixe ferver e prove a quantidade de sal para ver se é preciso colocar mais.

    Últimas