Cozinha sem Neura: Leite Condensado: qual escolher ? + Receita
Com certeza você já deve ter notado que houveram mudanças nas embalagens de leite condensado. O ministério da agricultura publicou uma normativa em outubro de 2018, onde deve constar na embalagem a classificação do leite condensado. Temos produtos classificados em: Integral, semi desnatado e desnatado e aí surge a dúvida na hora de escolher qual a melhor opção pra sua receita.
Mas primeiramente: O que é leite condensado?
É um produto resultante da desidratação de uma parte do leite e da adição de açúcar. Pode ter seus teores de gordura e proteínas ajustados para gerar um produto com especificações particulares.
Geralmente os ingredientes usados para esses ajustes são: creme de leite, manteiga, lactose, leite em pó. E por determinação do ministério da agricultura precisa atender as seguinte especificações: consistência viscosa e semi líquida, cor branca amarelada, odor e sabor próprios, textura homogênea com ausência de cremosidade.
E o que mudou em relação a classificação do produto?
Essa classificação serve pra identificar a quantidade de gordura existente no produto. Antes não sabíamos o teor de gordura e nem alguns ingredientes presentes no produto pois não era obrigatório informar. Talvez você já tenha comprado aquele leite condensado mais “espesso” ou mais “ralo” justamente por não ter essa informação na embalagem e isso tenha interferido no resultado de alguma receita.
E o que tudo isso significa?
Que a quantidade de gordura em cada produto faz toda a diferença! O leite condensado possui uma parte de sólidos lácteos e uma parte líquida. Quando a quantidade de gordura é reduzida, significa que a parte sólida do produto é reduzida, e com isso temos um produto mais líquido que pode afetar e muito no resultado de uma receita. Por exemplo ao fazer um brigadeiro, um leite condensado mais líquido pode demorar mais ao chegar no ponto ou nem chegar. Por isso é importante ler os rótulos e escolher o produto certo pra cada receita. Receitas que dependem de consistência ou ponto: leite condensado integral. Pra outra receitas o semi desnatado ou desnatado podem ser usados sem problema.
Pudim de leite condensado
Ingredientes:
2 caixas ou latas de leite condensado;
2 latas ou caixas de leite (use a de leite condensado como medidor);
3 ovos;
Calda:
1 e 1/2 xícara de açúcar;
1 colher de chá de essência de baunilha.
Modo de Preparo:
Em uma forma de furo central, coloque o açúcar e a baunilha e leve ao fogo para derreter até virar um caramelo dourado. Espalhe o caramelo por toda forma e reserve. Bata no liquidificador os demais ingredientes, e despeje com cuidado na forma caramelizada. Cubra com papel alumínio e leve para assar em banho maria por aproximadamente 1 hora. Leve para gelar por 6 horas. Desenforme e sirva.