• Cozinha sem neura: dia do trigo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2022 08:00
    Por Nayara Ataide

    Hoje, dia 10, é comemorado o dia do trigo. 

    Um dos alimentos mais importantes da história da humanidade, o trigo é ingrediente base no preparo de muitos alimentos do nosso dia a dia, principalmente do mais famoso e histórico: o pão! 

    Quando o homem começou a plantar, há cerca de 10 mil anos A.C, na Mesopotâmia, lá já estava o trigo. 

    No início, era consumido como uma papa, misturado com peixes ou frutas.

    Mais tarde, por volta de 4000 A.C, os egípcios descobriram o processo de fermentação e os primeiros pães foram feitos. Da Mesopotâmia se espalhou pela China; com o trigo faziam farinhas e receitas oriundas dessas farinhas, como as massas.

    Com as grandes navegações, foi difundido por toda Europa e, mais tarde, por todo o mundo. 

    No Brasil, o trigo chegou pouco tempo depois da chegada dos portugueses. Trazido por Martin Afonso de Souza, que desembarcou da Capitania de São Vicente.

    Inicialmente encontrou dificuldade para expansão da cultura do trigo, por conta do clima quente e falta de conhecimento. No século XVIII, começou a se desenvolver um pouco melhor no Rio Grande do Sul, mas já no início do século XIX a ferrugem da folha, uma doença fitossanitária, acabou com as plantações de trigo. O plantio e cultivo só foi retomado por aqui no início do século XX. A partir da década de 1940, o Paraná se tornou o maior produtor de trigo do país.  

    Últimas