• Cozinha sem Neura: Como tirar a acidez do molho de tomate + Receita de molho de tomate caseiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/04/2022 18:43
    Por Nayara Ataide

    Um bom molho de tomate precisa ter todos os componentes em equilíbrio perfeito pra cumprir sua missão de abrilhantar ainda mais um prato.

    Precisa ser levemente adocicado, bem temperado, encorpado e com a acidez equilibrada. E muitas vezes atingir esse equilíbrio perfeito torna-se um desafio.

    Mas ao contrário do que crescemos ouvindo, o açúcar não corta a acidez do tomate. O que acontece é que o açúcar mascara a acidez por conta do contraste do sabor doce do açúcar com a acidez do molho de tomate. Quanto mais doce adicionado, menos percebemos a acidez. Podemos pensar numa limonada, por exemplo. Quanto mais açúcar adicionamos, mais doce ela fica e menos percebemos o quanto o limão é ácido. A mesma coisa acontece com o molho de tomate. O açúcar não causa nenhuma reação química em contato com o molho de tomate que seja capaz de reduzir ou eliminar essa acidez.

    Então, como podemos eliminar a acidez? O fruto do tomate puro não é ácido. O que acontece é que ao cozinharmos ele libera substâncias que torna o molho ácido. O bicarbonato de sódio tem capacidade de neutralizar as substâncias ácidas presentes no molho de tomate. O indicado é utilizar meia colher de chá parcelada litro de molho. Se exagerarmos na quantidade de bicarbonato, teremos um resultado amargo.

    Outra dica que pode de certa forma ajudar, é cozinhe uma cenoura junto ao molho de tomate. Como a cenoura é num vegetal que contém frutose, ela pode neutralizar essa acidez indesejada.

    Molho de tomate caseiro:

    2kg de tomates inteiros;

    1 cebola picadinha;

    4 dentes de alho;

    ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio;

    Sal, pimenta do reino, e folhas de louro.

    Modo de preparo:

    Lave bem os tomates e faça um X com a ponta da faca na base de cada tomate. Coloque os em uma panela com água fervente por aprox 1 minuto ou até a pele começar a soltar. Escorra os tomates em água corrente e puxe a pele através deixe X que você fez com a faca.

    Pique seus tomates da maneira desejada. Para um molho mais rústico, pode se utilizar o tomate inteiro. Para um molho mais liso e fluido, retire as sementes. Reserve.

    Em uma panela doure o alho e a cebola, e acrescente os tomates picados. Refogue bem e adicione o sal, a pimenta do reino e as folha de louro. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos em fogo baixo. Fique de olho par não secar ou queimar. Seus tomates terão se desmanchado mas se quiser ainda pode bater com um mixer ou no liquidificador. Acrescente o bicarbonato de sódio e prove se os temperos estão apurados. Você pode congelar esse molho em um pote bem vedado que possa ir ao freezer por até 3 meses.

    Últimas