• Cozinha sem Neura: como organizar os alimentos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/05/2022 08:00
    Por Nayara Ataide

    Quando falamos em organização, não estamos falando somente sobre arrumar coisas, mais sim, sobre uma série de atitudes que vão tornar seus dias mais práticos, como por exemplo facilitar o acesso a utensílios e ingredientes, separar e porcionar alimentos, e etc.

    Tudo começa quando você chega com suas compras do supermercado, e abaixo estão os passos a serem tomados:

    – Primeiramente limpe as embalagens, e desinfete os vegetais. Esse é um hábito que se tornou mais popular durante a pandemia, mas que deve ser adotado sempre! Essas ações devem ser feitas uma vez no mês ou na frequência que você fizer suas compras. E depois o ganho de tempo ao longo do mês é imenso.

    – Depois de limpar as embalagens, vamos partir pra limpeza da despensa ou dos armários que você guarda suas compras. Depois de limpos, guarde suas compras já desinfetadas.

    – Verifique a validade dos seus produtos e ingredientes toda vez que organizar suas compras. Evite comprar ingredientes e produtos numa quantidade maior do que você precisa. A chance de você não usar e desperdiçar comida é bem grande!

    – Organize suas compras por sessões, assim como num supermercado. Coloque os alimentos e ingredientes que fazem “sentido” serem guardados perto uns dos outros. Ex: azeite, óleo / arroz, feijão, e etc.

    – Coloque nas prateleiras mais próximas ou na parte da frente, os ingredientes que você usa com mais frequência, para agilizar a procura no dia a dia.

    – Tenha potes etiquetados, se possível, para guardar seus mantimentos e assim deixar seu espaço o mais organizado possível. Além de identificar ingredientes parecidos.

    – Retire da sua cozinha tudo aquilo que ocupa espaço e não se faz útil! Utensílios em repetidos ou em excessos, enfeites aos montes e tudo aquilo que possa ocupar espaço sem necessidade. Precisamos de espaço livre para trabalhar!

    E a geladeira?

    Você sabe como organizar ?

    Você sabia que disposição dos alimentos em lugares diferentes na geladeira pode

    fazer toda a diferença?

    – As prateleiras e gavetas de cima são os lugares mais gelados. Nelas você guarda seus laticínios como queijos e iogurtes, frios como presunto e peito de peru, bebidas que você quer que fiquem bem geladinhas, sobras de comida, e os ovos! Não guarde seus ovos na porta da geladeira! A variação de temperatura ao abrir e fechar a porta, pode estragar os ovos.

    – Na segunda prateleira, você pode guardar bebidas, doces e sobremesas, produtos enlatados ou conservas.

    – Nos gavetões, organize seus vegetais lembrando sempre de respeitar os vegetais que precisam ser armazenados na geladeira, e também separar alguns que não podem ficar guardados em um mesmo lugar. As frutas cítricas devem ficar separadas dos demais vegetais.

    – Na porta da geladeira, guarde molhos, catchup, maionese, mostarda, latas de cerveja ou refrigerantes, temperos e produtos que não exijam muito da refrigeração.

    Não colocar jamais paninhos, plásticos, ou qualquer coisa que atrapalhe a circulação do ar e da refrigeração nas prateleiras! Se lembre de limpa-las quando fizer suas compras!

    Últimas