• Cozinha sem Neura: Como higienizar os alimentos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/05/2022 16:52
    Por Nayara Ataide

    Em tempos de pandemia, a higienização dos alimentos passou a ser item de primeira necessidade no controle da disseminação do vírus causador da COVID 19. Mas vale lembrar que esse hábito deve ser mantido sempre, já que ajuda a controlar também diversas outras doenças que muitas vezes são transmitidas pela falta de higiene ou manipulação errada dos alimentos. A seguir dicas de como higienizar e manipular alimentos da forma correta.

    Primeiros passos: assim que chegamos em casa com as compras, precisamos lavar as mãos e higienizar com álcool 70 ou água e sabão, as bancadas, armários, pia ou despensa onde serão guardados os alimentos.

    Alimentos congelados: Devem ser os primeiros a serem limpos e guardados, para não descongelarem e perderem sua propriedades. Embalagens bem fechadas podem ser lavadas com água e sabão. Nas demais embalagens, borrifar álcool 70 e levá-las ao freezer imediatamente. Não esqueça de limpe seu freezer com água e sabão. Caso ele não seja frost free, ao descongelar fazer a limpeza do local.

    Carnes, aves e etc: Carnes e aves não devem ser lavadas em hipótese alguma. Caso a carne esteja contaminada, o ato de lavar espalharia toda essa contaminação por vários lugares. A alta temperatura é capaz de eliminar possíveis micro-organismos ruins que possam vir a existir na carne. Guarde sempre em potes bem vedados e uma vez descongelada, não pode ser congelada novamente.

    Alimentos não perecíveis: Os alimentos não perecíveis já passaram batido muitas vezes em relação a higienização, já que na maioria das vezes a embalagem cria uma proteção ao alimento que esta lá dentro. Mas ainda sim precisamos lembrar de higienizar as embalagens para colaborar com a limpeza e os possíveis micro-organismos ruins que possam estar presentes nas embalagens. Não sabemos como e onde esse alimento ficou armazenado, então todo cuidado é pouco. Limpe bem com o auxílio de um pano e álcool 70 ou com água e sabão, cada embalagem. Não molhe as famosas caixinhas, como as de leite, leite condensado e etc. Elas se deterioram na umidade.

    Frutas e Vegetais: A limpeza dos vegetais em geral, se dá em três etapas: lavagem, molho e enxágue.

    Primeiramente, você deve lavar em água corrente cada fruta, legume ou verdura, e em alguns casos utilizar uma escovinha, que deve ser usada exclusivamente para esse fim, para auxiliar na remoção de algumas sujeiras mais difíceis de tirar.

    Logo em seguida, colocamos os vegetais de molho em uma solução de água com água sanitária: DUAS COLHERES DE SOPA PARA CADA LITRO DE ÁGUA. Deixe seus vegetais nessa solução por aprox. 15 minutos. Após esse tempo, enxágue bem cada vegetal e deixe secar.

    Ovos: Os ovos são um tipo de alimento muito delicados. Não se recomenda nenhum tipo de limpeza ou lavagem , já que sua casca é porosa e pode absorver os produtos utilizados na limpeza. Além disso ele possui uma película protetora, e quando você o lava, pode criar um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

    Últimas