• Cozinha sem Neura: A função dos ingredientes na receita de um bolo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/01/2022 14:55
    Por Nayara Ataide

    Na hora de fazer um bolo, já temos em mente os ingredientes básicos que vamos precisar: farinha, ovos, açúcar, manteiga ou óleo, leite e fermento. Independente do sabor da sua massa, sempre tem esse combo, ou suas variações e ingredientes similares.

    E muitas vezes surge a vontade ou a necessidade de substituir algum deles, mas antes de fazer isso é muito importante saber: todos eles tem uma função específica na massa. Por isso muitas vezes as substituições não são bem sucedidas, porque precisamos saber de fato a função de cada ingrediente.

    A farinha tem a função de estruturar a massa. Como se fosse o “ esqueleto”. Também tem a função de reter outros ingredientes, como uma esponja onde todos esses ingredientes colocados em sua quantidade correta se acomodam para cumprir sua função.

    Os ovos tem como função dar firmeza, estrutura, leveza e liga na massa. Por causa dos ovos conseguimos misturar ingredientes que não se misturam naturalmente como o leite e a gordura.

    O açúcar é vital em todas as fases da receita. Por isso é importante respeitar a quantidade que a receita pede para que ele possa cumprir suas funções de dar volume, ajudar na estrutura, adicionar cor e textura e conservar a massa.

    As gorduras que mais usamos são manteiga ou óleo, mas também podemos usar outros tipos, mas nunca deixar de acrescentar algum tipo dela na sua receita. Ela tem como finalidade aumentar a incorporação de ar na receita, trazendo maciez e volume, retendo a umidade para termos uma massa fofa, aerada e úmida.

    Já o leite, age como um amaciante, e ajuda a massa ficar fofinha e macia. Não interfere no sabor da receita, podendo ser substituído por água, suco de fruta e iogurte. Mas sempre respeitando as quantidades e proporções.

    O fermento como já sabemos, é o responsável por fazer a massa crescer através da reação dos agentes químicos do fermento em contato com a temperatura do forno.

    Agora que você já sabe pra que serve esses ingredientes, vou deixar aqui uma sugestão de receita maravilhosa pra você por em prática esse conhecimento!

    Bolo de Chocolate

    • Ingredientes:
    • Para a massa:

    2 ovos;

    1 xícara de leite;

    1 xícara de óleo;

    1 xícara de açúcar;

    1 xícara de achocolatado em pó;

    2 xícaras de farinha de trigo;

    1 colher (sopa) de fermento em pó. ⠀

    • Para a cobertura:

    1 caixinha de leite condensado;

    2 colheres (sopa) de chocolate em pó ou 3 de achocolatado;

    2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;

    1 caixinha de creme de leite.

    • Modo de Preparo:

    Bata no liquidificador os ingredientes líquidos da massa. Vá adicionando aos poucos os ingredientes secos e por último o fermento. Coloque a massa em uma forma untada com óleo e chocolate em pó e leve para assar em forno pré aquecido, á 180 graus por aproximadamente 30 a 40 minutos.

    Enquanto o bolo assa, faça a cobertura. Em uma panela misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Após misturar bem, leve ao fogo e mexa sem parar até desgrudar da panela. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e misture bem.

    Tire o bolo do forno e espere esfriar para desenformar. Após desenformar, coloque a cobertura por cima.

    Últimas