• Ministério Público pede que Prefeitura atualize dados sobre covid e que haja comunicação entre sistemas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/05/2021 14:50
    Por Janaina do Carmo

    Os ministérios públicos Federal e Estadual estão pedindo a Prefeitura que atualize os dados epidemiológicos em relação a covid-19 e que haja comunicação entre os sistemas utilizados pelo município e pelo Ministério da Saúde (MS).

    A recomendação foi feita durante reunião entre os promotores e procuradores e representantes da Prefeitura, na semana passada. De acordo com o último boletim divulgado pelo governo, na noite de segunda-feira (10), há 4.590 resultados de exames da doença ainda em análise.

    Na reunião, os representantes dos ministérios públicos ressaltaram que existe “falta de fidedignidade dos dados epidemiológicos do município, gerando inconsistências nas matrizes de risco, que são instrumentos para a tomada de decisões quanto às medidas de enfrentamento ao coronavírus”. Eles salientaram ainda que é “imprescindível que sejam atualizados os casos mais recentes com prioridade”.

    Os representantes da Secretaria de Saúde que participaram da reunião, informaram aos MPs que a inserção dos dados nos sistemas do Ministério da Saúde vem acontecendo nos finais de semana e após o expediente, no entanto os dados são inseridos com atraso. Eles informaram ainda “que são três sistemas do MS e que o sistema municipal não se comunica com o do ministério” e que “a maioria dos casos em análise mencionados no painel está aguardando tão somente a inserção no sistema”.

    Com relação aos óbitos da doença, os representantes da Secretaria de Saúde informaram que ainda há 48 casos em investigação. Destes, 21 estão aguardando respostas do Governo do Estado.

    A divergência entre os dados do município e do estado também foram questionados pelos ministérios públicos. A alegação dada pelos representantes da Secretaria de Saúde, é que o estado se baseia nos dados do sistema E-SUS Notifica, o qual vem sendo alimentado com defasagem. Já a matriz apresentada pelo município se baseia em dados mais atuais.

    Últimas