• Covid avança, UPA sem atendimento domingo e médicos pedem volta de restrições

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/12/2020 02:00

    Covid avança, UPA sem atendimento domingo e médicos pedem volta de restrições

    Os ministérios público estadual e federal já pediram oficialmente à prefeitura que entregue o documento, assinado pela comissão de notáveis, que orienta as ações de flexibilização ou não da economia diante dos casos de covid-19 na cidade. O documento deixa claro que os médicos orientam retorno de medidas restritivas. Mas, tá igual cabeça de bacalhau e assinatura do secretário de Administração, Marcus von Seehausen: nunca ninguém viu.

    Adiando

    O prefeito Bernardo Rossi está fazendo das tripas coração para chegar o dia 25 sem precisar baixar medidas restritivas, em especial no comércio. Porém, sem UTIs suficientes por falta de equipe e também deficiência na UPA Centro e ponto de apoio, fica a cada dia mais difícil não mostrar a realidade.  Não só apenas para a população, mas para os órgãos fiscalizadores como Ministério Público e Defensoria.  

    Não custa avisar

    Domingo, no painel covid, a prefeitura informava que seriam 66 os leitos UTIs disponíveis, dos quais 37 no HNSA e, desses, 28 ocupados.  Mas vejam: se houvesse nove leitos vagos no HNSA porque fecharam a UPA Centro porque havia duas pessoas com covid sendo atendidas lá? Porque não foram transferidas para HNSA? E porque mais duas pessoas estavam na fila por leitos de UTI covid?  São essas perguntas não respondidas ou mal respondidas, não custa avisar, que ocasionam ações judiciais de responsabilidade.

    Também não funcionou

    E a secretária de Saúde, Fabíola Heck, esteve na Câmara dos Vereadores para falar sobre a covid. E os Partisans, inocentes que somos, achando que os vereadores iriam apertar para saber qual a real situação de ocupação de UTIs. Mas, que nada. Depois ainda postaram fotos em redes sociais “comemorando” a reunião e falando em linhas gerais, sem dar qualquer detalhe do que está sendo feito.

    MP correu atrás

    Quem correu atrás, mais uma vez, foi mesmo o Ministério Público que na ação civil pública em que pede retorno de restrições aponta, com todas as letras, que houve ocupação perto de 100% de UTIs frisando que na quinta-feira apenas um leito estava disponível e havia fila de espera de nove pessoas.

    A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, de Petrópolis, lançou a campanha IR que Transforma (irquetransforma.org.br).  A meta é conquistar  pessoas dispostas a doar 6% do IR devido ou a restituir (com 100% do valor fiscal deduzido).   Há oito anos o projeto  vem oferecendo formação orquestral, humanista e profissionalizante a mais de 100 adolescentes e jovens da rede pública de ensino de Petrópolis.

    Crack

    Chamou a atenção a apreensão de 500 pedras de crack e a prisão de traficantes. A dupla disse ter comprado a droga no Parque União no Rio para revender aqui no conjunto habitacional da Rua Espírito Santo, conhecido como “Casinhas”. As autoridades precisam ir em socorro desses dependentes químicos porque, afinal, o crack já é o último estágio na evolução do uso de drogas.

    Em dia

    E olha que ninguém levava fé. O governo do Rio chega ao fim de 2020 com todos os vencimentos dos servidores ativos, inativos e pensionistas pagos integralmente e em dia. Ontem, foi quitado o 13º salário deste ano. Ao todo, foram depositados R$ 1,57 bilhão para 440.081 funcionários.

    Contas julgadas

    Falando em Câmara, correligionários de Rubens Bomtempo se apavoraram na quinta-feira levantando a possibilidade de suas contas – as que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado – serem votadas na sessão daquele dia. Marcelo Lessa, vereador eleito, chegou a ir ao plenário esbravejar. O presidente da casa, Hingo Hammes, passou um pito daqueles nele: “já esteve nesta casa como vereador e não conhece o regimento interno”, afirmou Hingo.

    Prazo de defesa

    Naquele dia não tinha votação. E, de fato, há prazos a serem cumpridos para esta votação ir a plenário. Porém, não estavam de todo errados os correligionários de Bomtempo. Ouviram o galo cantar só não sabiam onde… Eis que sábado, em Diário Oficial, a Câmara convocou Bomtempo a fazer sua defesa no caso destas contas, prazo de cinco dias, que termina nesta quinta. Depois pode o julgamento das contas pode ser marcado. 

    Cancelamentos

    Talvez não cole a nova licitação de R$ 10 milhões para alugar sistemas de informática para a prefeitura. Marcada para o dia 21, com 10 dias para acabar a gestão Bernardo Rossi, o próximo prefeito pode suspender o procedimento, finalizado ou se ainda estiver em curso. Não apenas esse, mas outros também…

    Mais um

    A Coronel Veiga vai ganhar um supermercado. O Armazém do Grão apronta mais uma loja ali na esquina da antiga Petrópolis Veículos.

     

     

     Vista da Pedra do Cortiço fotografada por José Renato Lisboa Cordeiro.

     

            

    Últimas