• Covid-19: Witzel prorroga por mais 18 dias decreto de isolamento social

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/04/2020 11:22

    O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel prorrogou por mais 18 dias, a partir de hoje (13), as medidas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus no estado. A medida é válida até o dia 30 deste mês. 

    “Ainda há a necessidade de manter a situação de emergência no estado do Rio de Janeiro por conta do número crescente de casos da covid-19”, disse Witzel.  Os dados da pandemia, divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), registram 182 mortes e 3.221 casos confirmados da doença no Rio de Janeiro. 

    Leia também: Prefeito manterá restrições para funcionamento de escolas e comércio até dia 30

    O decreto determina que permanecem fechadas as escolas das redes pública e privadas de ensino, além de creches e instituições de ensino superior e a suspensão da realização de eventos esportivos, shows, feiras científicas, entre outros, em locais abertos ou fechados. O funcionamento de cinemas, teatros e afins também seguem suspensos, assim como academias de ginástica, centros de lazer e esportivos e shoppings centers.  A população também não poderá frequentar praias, lagoas, rios e piscinas públicas e clubes para evitar aglomerações.

    Leia também: CDL pede reabertura do comércio, mas cita horário diferenciado

    Serviços essenciais

    Os serviços essenciais, como supermercados, açougues, padarias, lanchonetes, hortifrutis, farmácias, lojas de conveniência devem permanecer funcionando, mas tomando medidas de segurança para evitar aglomerações.

    O decreto editado nesta segunda-feira diz ainda que “em caso de descumprimento das medidas previstas, as autoridades competentes deverão apurar as eventuais práticas de infrações administrativas e crimes previstos”. Os demais tipos de comércio terão que realizar atendimento a domicílio.

     

    Últimas