• Covid-19: taxa de ocupação de leitos clínicos dá um salto de 20% para 60% na rede pública em 24 horas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/08/2021 09:31
    Por Janaina do Carmo

    Depois de dois meses de redução nas taxas de ocupação dos leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), Petrópolis registrou no domingo (1), 60% de ocupação nas vagas de clínica médica. Desde o dia primeiro de junho, os hospitais da rede pública não registravam uma taxa tão alta.

    Segundo a Prefeitura de Petrópolis, o aumento na taxa de ocupação de leitos clínicos é devido a reorganização da rede de saúde. Com a queda da demanda por leitos-covid, o município iniciou a reversão dessas vagas para atender os pacientes não-covid. Vinte leitos clínicos anteriormente destinados a tratamento de pessoas com coronavírus, agora estão atendendo pacientes com outras doenças. Com isso, essas vagas não são contabilizadas para o cálculo dos leitos disponíveis para pacientes com covid, consequentemente aumentando a taxa de ocupação.

    Ainda de acordo com a prefeitura, o número de internados na rede pública tem se mantido na faixa de 30 a 40 pessoas. E caso haja necessidade esses leitos podem ser revertidos novamente para o tratamento de pessoas com coronavírus.

    Em 24 horas, a taxa de ocupação dos leitos clínicos deu um salto de 20% no sábado (31) para 60% no domingo. A ocupação dessas vagas na rede pública, já chegou a 13,43% no dia 28 de julho.

    Já a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) permanecem baixos, 28%. De acordo com os dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Petrópolis, 84 pacientes estão internados com a doença, tanto na rede pública quanto particular, sendo 47 em UTIs e 37 em leitos clínicos.

    No dia primeiro de junho, a taxa de ocupação era de 62,82% nos leitos clínicos e 71,56% nas UTIs da rede pública. Estavam internados, naquela época, 246 pessoas com a doença, tanto nos hospitais da rede SUS quanto da rede privada.

    Ainda de acordo com o último boletim divulgado na noite de domingo (1), não foram registrados novos óbitos. Até o momento, a cidade contabiliza 1.375 mortes por covid-19.

    *Matéria atualizada às 12h20

    Últimas