• Covid-19: Secretaria de Saúde aguarda envio de novas doses da vacina para retomar vacinação infantil no município

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/02/2023 15:31
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria Municipal de Saúde está à espera do envio, pelo Ministério da Saúde, de novos lotes de vacinas contra a covid-19 para retomar a imunização de crianças de 5 a 11 anos e de bebês de seis meses a menores de três anos.

    A primeira – com a Pfizer pediátrica – foi suspensa no dia 24 de janeiro, quando as últimas doses do estoque foram aplicadas, enquanto a outra – Pfizer Baby – foi zerada nessa terça-feira (31), no Centro de Saúde Coletiva. O problema afeta todo o país.

    A aplicação do imunizante Coronavac, para crianças de 3 e 4 anos, deve ser paralisada nos próximos dias, pois as cerca de 100 doses remanescentes já foram distribuídas entre os postos. Elas estão disponíveis apenas nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e Itaipava e Centro de Saúde do Itamarati.

    “Esse problema não se restringe a Petrópolis. Municípios de todo o país vivem essa mesma situação, pois, quando o novo governo chegou à presidência, além de encontrar os estoques de alguns imunizantes zerados, outros estavam com datas de validade muito próximas ao vencimento. Novos lotes foram adquiridos pelo Governo Federal e serão distribuídos aos Estados que repassarão aos municípios.”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

    Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, os estoques das vacinas Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e CoronaVac (para crianças de 3 a 4 anos) foram encontrados zerados. A previsão é de que, ainda em fevereiro, a pasta regularize a distribuição dos imunizantes. A expectativa é de que a Pfizer Baby seja entregue ao município na próxima semana. Neste momento, em Petrópolis, apenas os estoques de imunizantes destinados ao público adulto e adolescente estão normais.

    Confira a relação de postos, dias e horários para vacinação:

    Centro de Saúde do Itamarati
    Segunda, terça e quinta-feira das 8h30 às 16h30
    Quarta e sexta-feira das 8h30 às 19h30

    UBS’s Quitandinha e Itaipava
    Segunda, quarta e sexta das 8h30 às 16h30
    Terça e quinta-feira das 8h30 às 19h30

    Últimas