Covid-19: Prefeitura anuncia testagem em massa da população, com ações em praças e outras áreas públicas a partir desta sexta
A chegada de 50 mil kits de testes rápidos para o coronavírus vai permitir a Prefeitura amplie o trabalho de testagem da população. A partir desta sexta-feira (7) a Secretaria de Saúde oferecerá os testes em praças, terminais de ônibus e também nos bairros. Os primeiro lugares a terem as ações serão as praças Dom Pedro, no Centro, e de Corrêas. Em ambos os locais serão oferecidos 2000 testes nesta sexta (7) e também neste sábado (8). Não haverá necessidade de cadastramento prévio ou agendamento. Os resultados sairão em 15 minutos.
Nesses locais serão instaladas duas tendas da saúde, sendo uma para preenchimento da ficha dos usuários e realização do exame e outra para os pacientes buscarem o resultado do teste rápido. As tendas vão contar, sempre, com duas equipes, compostas por um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem e funcionários administrativos. Na sexta-feira, no Centro e em Corrêas, o horário de atendimento ao público será das 9h às 16h. Já no sábado, nos mesmos locais, as testagens serão feitas entre 9h e 13h.
No sábado, ações também no sistema drive thru e nas UBSs
Também no sábado (08/08), as ações vão ocorrer em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo sistema Drive Thru, através de cadastro realizado pelos usuários no site da prefeitura com informações como nome, endereço, CPF e telefone. Vale dizer que as inscrições para os dois dias já estão abertas. As UBS´s do Morin, Itaipava e Retiro estão oferecendo 100 vagas cada. O Centro de saúde também atenderá o público para testagem, no mesmo dia, com 400 vagas abertas. Pelo sistema drive thru, que será realizado também no sábado (8/8) na Prefeitura (na Av. Koeler), estão sendo disponibilizadas 800 vagas. Nas Unidades Básicas de Saúde, os pacientes serão atendidos neste sábado entre 9h e 16h. O sistema drive thru atende sempre, também, entre 9h e 16h. Novas ações estão previstas, pelo mesmo sistema, para o dia 15, na Mosela, e dia 22, no Cascatinha.
“Vamos dar início aos testes já nesta sexta-feira (7/8). Escolhemos esses locais para o próximo final de semana porque são pontos de grande quantidade de pedestres. No Centro da cidade e em Corrêas, por exemplo, vamos conseguir atender as pessoas que trabalham e não têm muito tempo. Todos os que passarem pelos locais e quiserem ser testados poderão fazer sua ficha e teste ali mesmo. Inicialmente teremos 200 testes disponibilizados nos dois locais e nos dois dias. Vamos avaliar a necessidade de fazer mais ou menos testes de acordo com a procura por parte da população. Nosso objetivo é identificar pessoas possivelmente infectadas na cidade para que possam ser encaminhadas aos pontos de apoio e orientadas, pelas equipes de saúde, à procura de cuidados médicos ou simplesmente ao isolamento domiciliar. Vamos manter o tele monitoramento das pessoas que testarem positivo e realizar testagem, também, nas famílias desses pacientes e pessoas do seu círculo profissional”, explicou a secretária de Saúde, Fabíola Heck.
Segundo o médico infectologista José Henrique Castrioto, as ações de testagem são de fundamental importância no cenário técnico da pandemia. “É de extrema importância fazer esse monitoramento na população. Do ponto de vista técnico, ainda estamos no meio da pandemia. Nossas análises de dados mostraram que este mês tivemos, pela primeira vez, a curva apontando para baixo. De qualquer forma, as pessoas devem se conscientizar que esses números dependem das ações tomadas por elas no dia a dia. A pandemia ainda não acabou e devemos permanecer atentos quanto às medidas de higiene básicas. Conseguimos achatar a curva e Petrópolis vive, hoje, uma situação confortável graças às medidas tomadas pela Prefeitura ainda no mês de março”, disse.
Com os novos 50 mil kits de testagem, o município vai abastecer os estoques de todas as Unidades Básicas de Saúde e manter o roteiro definido anteriormente das ações de drive thru na cidade. Além disso, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar testes aos Postos de Saúde da Família. Nestes locais, os usuários vão poder realizar os testes sem a necessidade de agendamento ou cadastro.
Leia também: Petrópolis teve 364 novos casos de Covid-19 confirmados nos últimos 4 dias