• Covid- 19: Prefeitura adota mais restrições como forma de frear a contaminação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/03/2020 18:36

    O prefeito Bernardo Rossi anunciou ontem, em entrevista coletiva na sede da Prefeitura, mais medidas como forma de frear a contaminação pelo novo coronavírus. As restrições foram publicadas como forma de decreto no Diário Oficial e começam a valer a partir de hoje. Até o momento, a cidade ainda não confirmou nenhum caso, mas 15 estão sendo investigados, sendo que dois deles são de pacientes que estão internados no Hospital Santa Teresa (HST). Os primeiros exames feitos nesses dois pacientes deram resultado inconclusivo. Uma contraprova será feita.

    “As medidas são duras, mas essenciais para frearmos o ritmo da contaminação pelo coronavírus. Se não fizermos nada agora, a situação vai se agravar e muito nas próximas semanas. Todas essas medidas que estão sendo adotadas desde sexta-feira (13) são para tentar frear a quantidade de pessoas contaminadas”, ressaltou o prefeito Bernardo Rossi.

    Leia também: Supermercados de Petrópolis reforçam venda pela internet

    As novas medidas adotadas pela Prefeitura tem validade de 15 dias, mas segundo o prefeito o prazo pode ser ampliado caso haja necessidade. De acordo com o decreto, a partir de hoje, todos os pontos turísticos da cidade e parques ficarão fechados, entre eles, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso); bares e restaurantes deverão fechar às 22h; academias e centros de ginástica também devem fechar e os ônibus de turismo estão proibidos de entrar na cidade. 

    “Essa fiscalização vai ser feita pelos guardas municipais que vão estar nas entradas da cidade e pórticos impedindo a entrada dos ônibus”, explicou o prefeito. “Nos próximos dias, vamos lançar uma grande campanha de sensibilização da população. É o momento de todos colaborarem e cada um fazer sua parte”, pediu Bernardo Rossi.

    Águas do Imperador está proibida de fazer cortes

    Outra medida adotada pela Prefeitura como forma de minimizar os efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus é a proibição da concessionária Águas do Imperador de fazer cortes de água nas residências. A restrição foi publicada no Diário Oficial de ontem e vale por 15 dias. 

    “Neste período de dificuldade é uma medida para minimizar os efeitos negativos na economia e nos lares dos petropolitanos. Fizemos um pedido também para que o governador do Estado publique decretos proibindo também que outras concessionárias, como de energia, façam os cortes por falta de pagamento”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

    Escolas municipais vão distribuir kits de alimentos 

    O prefeito Bernardo Rossi anunciou também que as escolas municipais vão distribuir kits de alimentos para os pais dos alunos prepararem a comida em casa. O fechamento das unidades escolares foi uma das primeiras medidas adotadas pela Prefeitura na semana passada.

    Leia também: Medidas da Câmara contra coronavírus reduzem fofocas a quase zero na cidade

    As mais de 180 escolas e centros de educação infantil estão fechados desde ontem e vão permanecer sem atividades por pelo menos 15 dias. “As unidades já estão fazendo o levantamento dos pais que vão receber os kits. Cada unidade vai entrar em contato com as famílias para buscarem os kits”, disse a secretária de Educação, Márcia de Palma.

    Petrópolis vai ampliar leitos de UTI para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19

    Para realizar o atendimento exclusivo de pacientes contaminados pelo novo coronavírus em estado de grave, a Prefeitura vai ampliar o número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na rede pública de saúde. Ao todo, serão 49 leitos a mais – sendo 10 no Hospital Clínico de Corrêas (HCC), 37 no Hospital Nossa Senhora Aparecida (antiga Casa Providência) e dois na Beneficência Portuguesa. 

    Os primeiros leitos no HCC e no SMH já estarão disponíveis na sexta-feira e até o fim do mês as vagas na antiga Casa Providência estarão prontas. “Além disso, teremos 52 leitos de clínica médica no Alcides Carneiro e outros também estarão disponíveis no HCC”, disse a secretária de Saúde, Fabíola Heck. Segundo ela, ainda não há prazo de quando os leitos no HAC estarão disponibilizados.

    Idosos acima dos 80 poderão solicitar vacina contra a gripe em casa por telefone

    Além do aumento dos leitos na rede pública, o prefeito Bernardo Rossi também anunciou outras medidas na área de saúde, entre elas a suspensão das cirurgias eletivas, a criação de um banco de dados para cadastrar profissionais da saúde para atendimentos nas unidades públicas, a implantação de um ponto de apoio para tratamento dos pacientes nos distritos, a triagem nos equipamentos das secretarias de Saúde e de Assistência Social para evitar a contaminação e a criação de um 0800 para agendamento de idosos que serão vacinados contra a gripe.

    A secretaria de Saúde vai disponibilizar a vacina contra a gripe em casa para pacientes com idade acima dos 80 anos. A vacina deverá ser agendada por telefone a partir da próxima segunda-feira (23). O número gratuito para a solicitação da vacina é o 0800-921234.

    Leia também: Estado abre vagas para profissionais de saúde voluntários contra o coronavírus

    A vacinação a gripe, além de proteger, evita que os idosos, considerado grupo de risco para o coronavírus, saiam de casa.

    “Esse número 0800 estará disponível a partir de segunda-feira, dia 23, quando começa a campanha da gripe, para que os idosos que não podem sair de casa agendem a vacina. Sobre o ponto de apoio nos distritos estamos procurando um local para a instalação da unidade, mas a intenção é que fique perto da UPA de Itaipava”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

    Últimas