• Covid-19: Pessoas com comorbidades a partir de 50 anos começam a ser vacinadas nesta sexta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/05/2021 13:26
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura divulgou, no início da tarde desta quinta-feira (13), que pessoas com comorbidades a partir de 50 anos começarão a ser vacinadas nesta sexta (14).

    Para a vacinação é necessário preencher o cadastro no site da prefeitura. O cadastramento para este público será aberto ainda hoje (13). Podem se cadastrar ainda pessoas com mais de 50 anos que tenham deficiência permanente
    cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). No momento da vacinação é necessário apresentar documentação comprovando a comorbidade, conforme previsto no plano de vacinação.

    Petrópolis segue o Plano Nacional de Imunização (PIN) do Ministério da Saúde. A lista completa com as comorbidades estabelecidas no PNI pode ser conferida no site de cadastramento da prefeitura.

    Continuam sendo vacinados na cidade os portadores de síndrome de down e pessoas com transtorno de espectro autista maiores de 18 anos, além de pacientes renais crônicos (em diálise) também com mais de 18 anos. Para estes públicos também é necessário o cadastramento junto à Secretaria de Saúde. Trabalhadores da Saúde com mais de 35 anos também podem se cadastrar para receber a vacina.

    “Importante destacar que a vacinação continua disponível para idosos com mais de 60 anos. Se por algum motivo o idoso não foi vacinado ainda, basta que se cadastre, escolha o ponto de vacinação e compareça no dia marcado”, frisa o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, destacando que o sistema de cadastramento vem permitindo o planejamento da vacinação.

    “Temos ampliado as faixas etárias de público a medida em que recebemos mais vacinas. A equipe da Epidemiologia faz o controle rigoroso das doses e temos todo um planejamento que, aliado ao cadastro, vem contribuindo para que a vacinação prossiga organizada”, pontua o secretário.

    A campanha de imunização contra a Covid-19 segue sendo realizada em 10 pontos na cidade. A vacinação de trabalhadores da Saúde acontece na Casa da Educação – Casa do Visconde de Mauá (Centro).

    Para os demais públicos as opções são: Petropolitano Futebol Clube (Centro),
    Esporte Clube Corrêas (Corrêas), Clube Palmeira (Itamarati), Casa de Portugal (Quitandinha), e o antigo posto de Saúde da Posse. A vacinação também segue em sistema de drive thru na UCP Benjamin Constant (Centro), no Parque Municipal (Itaipava), na área externa do ginásio da UCP (Bingen) e no G1 do Hipershopping (Alto da Serra).

    Até o momento, 70.494 moradores da cidade já foram vacinados, sendo 32.107 já com o ciclo de imunização completo após receber a segunda dose.

    Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 99200-1428.

    A Secretaria lembra que a vacinação de gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades segue temporariamente suspensa após recomendação da Anvisa e da Secretaria de Estado de Saúde.

    Últimas