• Covid-19: Firjan oferecerá teste para trabalhadores da indústria

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/04/2020 14:05

    A Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) anunciou, neste sábado (4), que vai promover a testagem em massa para o novo coronavírus aos 556 mil trabalhadores da indústria fluminense.  

    Leia também: Prefeitura fecha parceria com laboratório particular para acelerar resultado de exames dos servidores da saúde

    O programa vai começar em abril e deve ser estender até setembro, sendo executado pelo Centro de Inovação SESI Higiene Ocupacional (CIS HO), na zona norte do Rio, em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A iniciativa terá capacidade de processar até 2.248 testes por dia e entregar os resultados em 24 horas, utilizando a metodologia “padrão-ouro” para diagnóstico da covid-19, com coleta de secreções do nariz e garganta com o auxílio de hastes flexíveis. Segundo a federação, os exames serão oferecidos gratuitamente pela Firjan SESI para pequenas indústrias e a preço de custo para as grandes. 

    “Neste momento difícil, que o mundo todo está enfrentando, precisamos nos unir. É uma obrigação moral ajudar a sociedade no combate à Covid-19. Com essa iniciativa, os industriais do Rio, por meio da Firjan, garantem a proteção dos trabalhadores e ajudam as empresas fluminenses a retomarem suas atividades em segurança”, disse o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa.

    A primeira leva será  para indústrias que possuem ambulatórios da Firjan SESI nas unidades e para funcionários de Saúde da Firjan SESI, que atuam na linha de frente do programa fazendo as coletas do material para as análises.

    A prioridade nas coletas será na cidade do Rio de Janeiro, onde há 867 casos de covid-19, seguindo depois para a Região Metropolitana e, por fim, para todo o Estado.

     

    Últimas