• Covid-19: casos de novas variantes foram confirmados em duas crianças em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/03/2021 11:37
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Estado de Saúde confirmou a contaminação de dois irmãos gêmeos de Petrópolis, de apenas sete meses, de uma nova variante do coronavírus. Chamada de P2, a variante foi identificada na segunda-feira (8), mas estava sendo investigada desde o dia 23 de janeiro. Outro caso, de uma criança de cinco anos, também está em análise do sequenciamento genético pelo Estado.

    Segundo a Prefeitura de Petrópolis, as três crianças não tiveram complicações, não precisaram de internação e passam bem. Em nota, o governo municipal informou que está fazendo o levantamento de informações junto às duas famílias, que já relataram não terem saído da cidade.

    “Em ambos casos, a suspeita é que parentes possam ter tido contato com pessoas de fora. Os dois casos confirmados dos irmãos de sete meses, a família relatou ter recebido a visita de um parente do estado de Minas Gerais, no início do mês de janeiro. Dias depois, um familiar que tem contato com as crianças teve sintomas de covid-19. Por conta disso, o material foi colhido e enviado para análise no dia 23 de janeiro e a confirmação para a variante P2 foi agora pelo Estado”, diz a nota.

    Ainda segundo a Prefeitura, na segunda família, cujo caso ainda está em análise, o material da criança foi colhido depois que parentes tiveram covid-19, no mês passado. O exame foi coletado no dia 13 de fevereiro e a notificação apontando a suspeita de uma variante do Sars-Cov2 também foi enviada pelo Estado agora ao município.

    O epidemiologista José Henrique Castrioto, que desde o início da pandemia acompanha a evolução dos casos na cidade, lembra que, o surgimento de variantes faz parte do processo dos vírus, mas frisa que é fundamental que a população respeite as orientações.

    “Já estamos com quase um ano de pandemia. Sabemos que as pessoas estão cansadas. O surgimento de variante é um processo comum entre os vírus. Mas, mais do que nunca é fundamental que as pessoas respeitem as orientações e sigam à risca as medidas de prevenção que temos repetido desde o início da pandemia: lavar bem as mãos com água e sabão; usar álcool em gel quando sair de casa; usar máscaras o tempo todo; manter o distanciamento social, só sair de casa em caso de necessidade e sobretudo evitar as aglomerações” afirma o epidemiologista.

    Variantes do vírus no Estado

    Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que “foram identificados casos das variantes brasileira e britânica do coronavírus circulando no estado. Até o momento, as análises indicam que estas mutações não apresentam aumento de letalidade, mas são mais transmissíveis. Independentemente da cepa do vírus, as medidas de prevenção e método de diagnóstico e tratamento seguem os mesmos. Sendo assim, a partir do momento que a vigilância genômica identificou a circulação local das variantes, as pesquisas de sequenciamento realizadas não alteram as medidas sanitárias já adotadas”. Ainda segundo a Secretaria de Estado, o sequenciamento genético está sendo realizado pela Fiocruz e pelos laboratórios de referência do Ministério da Saúde.

    Últimas