• Corte irregular de árvores é flagrado no Floresta e Caetitu

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/06/2021 15:41
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nessa quinta-feira (10), o setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil realizaram uma ação conjunta para coibir loteamentos de terra irregulares no Floresta e também no Caetitu. As equipes flagraram o corte irregular de pelo menos 22 árvores, somando os dois locais.

    No bairro Floresta, a equipe constatou uma área já demarcada com corte de aproximadamente quinze árvores. No momento da operação, não havia nenhum responsável pelo terreno. Neste caso, o proprietário já foi identificado e será notificado para que apresente a documentação atestando a regularidade do local, bem como a autorização para o corte das árvores. Caso não possua, será responsabilizado.

    Já no Caetitu, os agentes identificaram o corte de sete árvores e o início de duas construções irregulares. O proprietário não possuía a autorização para o corte de árvores e alvará de obra e foi multado pelas intervenções. Neste caso, há indícios de que é uma área pública que, aos poucos, vem sendo desmatada e sendo expandida de forma desordenada, avançando em áreas de mata.

    “Nós vamos continuar trabalhando no sentido de coibir as infrações na localidade para garantir o cumprimento da legislação ambiental e a ajuda da população é muito importante para o êxito das nossas ações”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Edmardo Campbell.

    O chefe do setor de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente, Miguel Fausto, alerta que é necessário a autorização da pasta para realizar o corte de árvores, “É importante frisar que para realizar o corte de árvores é necessário obter, previamente, a autorização ambiental, independente da espécie, sob pena de multa e responsabilização pelo dano ambiental causado”, disse.

    Nos seis primeiros meses de 2021, a Secretaria de Meio Ambiente já atendeu 233 denúncias de infrações ambientais no município.

    As denúncias podem ser realizadas de forma anônima através do telefone (24) 2246-9241, ou pessoalmente na Secretaria de Meio Ambiente, que fica localizada na Avenida Koeller nº 87 – Centro.

    Últimas