• Corrida por vacina contra a gripe zera estoques em 90% dos postos de saúde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/03/2020 09:11

    Noventa por cento das unidades de saúde listadas pela Prefeitura como postos de vacinação contra a gripe estão sem as doses. A informação é da Secretaria de Saúde, que apontou a grande procura pelas doses desde o último dia 23 de março como a causa para os estoques praticamente zerados. Segundo o governo, uma nova remessa deve chegar à cidade na segunda-feira, mas ainda não há confirmação do horário. Para evitar a circulação de pessoas em busca da vacina, o serviço de drive-thru não será oferecido na segunda-feira e todas as doses restantes serão levadas para o centro de Saúde, que centralizará a vacinação nesta data. Apenas após a chegada das novas doses e a distribução nos postos, a oferta de vacina será normalizada nos postos e também no drive thru.   

    Segundo as datas pré-estabelecidas, idosos na faixa etária de 70 a 79 anos seriam os primeiros a serem imunizados entre os dias 23 e 27 de março. Logo após, entre os dias 30 de março e 08 de abril, seria a vez das pessoas entre 60 e 69 anos. “Várias pessoas de todas as idades vieram atrás das vacinas. Tivemos brigas e confusão em alguns postos devido ao desespero dos idosos. Muita gente achava que a vacinação era contra o coronavírus também. Não esperávamos tanto movimento e, com isso, nossos estoques acabaram antes do previsto”, informou um técnico da saúde que trabalha em dois dos 40 postos de Petrópolis.

    As vacinas estão sendo enviadas a Petrópolis e outras cidades do Estado em lotes. Petrópolis vai receber, ao todo, sete deles. No primeiro, recebido na última semana, 14.600 unidades foram enviadas. Na última quarta-feira (25/03), o segundo lote trouxe 11.900 doses. A previsão é de que o terceiro lote, ainda sem quantidade definida, chegue no início da próxima semana à cidade. “Tivemos uma procura imensa nos postos e, devido a isso, zeramos a quantidade de vacinas em vários deles. Vamos receber o próximo lote no início da próxima semana e abastecer a todas as unidades do Centro, bairros e distritos”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

    Petrópolis não foi o único município a ficar sem vacina devido à grande procura. Mais de 15 cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, e 400, em São Paulo, precisaram interromper a campanha pelo mesmo motivo. ”Muita gente correu até os postos sem necessidade. Não existe motivo para pressa, pois vamos manter a campanha até o dia 22 de maio. Falamos isso em todos os veículos de comunicação justamente para que não houvesse correria nos postos. Repito, mais uma vez, que essa vacina não tem nada a ver com o coronavírus. Essa vacina é de gripe e todos vão conseguir uma dose”, afirmou a secretária de saúde, Fabíola Heck.

    Vale lembrar que para idosos acima dos 80 anos a prefeitura disponibilizou um telefone para agendamento. É o 0800 092 1234. Ainda no início da próxima semana, por conta de problemas em algumas chamadas, mais linhas serão disponibilizadas e os números amplamente divulgados, para facilitar o contato com as equipes técnicas que já deram início à vacinação domiciliar.

    Leia também: Wilson Witzel prorroga isolamento social no Rio de Janeiro por mais 15 dias

     

     

    Últimas