• Correios podem suspender venda do prédio histórico da Rua do Imperador

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/04/2023 02:28

    Os Correios podem suspender a venda do imóvel ocupado pela agência central, prédio centenário da Rua do Imperador e uma das mais bonitas construções da cidade. A estatal seguirá desativando e vendendo prédios subutilizados, mas o governo Lula teve o entendimento que os prédios históricos deveriam ter um tratamento especial. É o que acontece com o Palácio dos Correios, na capital paulista, que vai ser comprado pelo governo do Estado por R$ 77 milhões.  Porém, em outras situações, os Correios podem conceder os prédios históricos a prefeituras e governos do estado, logicamente com a contrapartida de restauração e manutenção.

    Imóvel histórico

    Pode ser a esperança para o imóvel cuja venda chegou a ser anunciada, porém sem edital ter sido colocado na praça, com  o valor de venda estimado em R$ 4,5 milhões. O prédio, inaugurado em 12 de novembro de 1922, foi construído especialmente para ser a sede dos Correios.  O serviço já funcionava em Petrópolis desde 1848, por determinação de Dom Pedro II, um dos mais antigos do país, mas ganhou uma sede já no governo de Epitácio Pessoa.  Os 90 anos do prédio foram comemorados com uma exposição e um baile de gala. Ano passado, a data de seu centenário, passou em branco.  A construção segue se deteriorando, sem manutenção.

    Pega a visão

    Se a prefeitura for esperta e tiver mesmo os contatos que diz que tem com o governo federal consegue não apenas o prédio, mas também uma verba substancial para sua restauração, preservando assim o nosso patrimônio e ganhando um espaço de excelência para um projeto, de preferência na área cultural. A dica dos Partisans fica de graça. Por nada!

    Feirinha

    E a Feirinha de Itaipava está aproveitando to-dos os feriadões para estar aberta aos turistas. E neste agora não é diferente: além de sexta, sábado e domingo, abre também na segunda, feriado de 1º de maio.

    Gente, para tu-do! Olha que graça que é a bilheteria do parque de diversões instalado na Feirinha de Itaipava! E o espaço vai aproveitar o feriadão e funcionar também na segunda-feira.

    Cargos comissionados

    Um servidor de carreira perguntou pra gente se, assim como há cargos comissionados ocupando o lugar de procuradores concursados, esta anomalia pode estar ocorrendo, ainda que estas juridicamente incontestáveis, em outros setores. Sim. É o mesmo problema que também vive a Câmara de Vereadores: pessoas ocupando cargos sem a técnica necessária.

    Teatro solidário

    “Ingresso Solidário” é uma forma de ganhar desconto para assistir a shows, peças teatrais e eventos em geral, mediante a doação de alimentos não perecíveis. E o Teatro Santa Cecília tem sempre espetáculos com ingressos nessa categoria. Basta ficar atento e aproveitar. As doações são destinadas a instituições de Petrópolis que atendem crianças, idosos, famílias que precisam de ajuda e pessoas em tratamento de doenças.

    Essa, não!

    E a prefeitura teve a ideia supimpa de trocar as luminárias da ponte em frente ao Parque de Exposições de Itaipava em plena manhã quinta-feira. Do terminal de Itaipava até o trevo de Bonsucesso não se levou menos do que quarenta minutos para fazer o trajeto.

    Os escritores Eliana Alves Cruz e Tom Farias sobem a serra para participar, sábado, às 19h, no Palácio Quitandinha, do seminário “Performances, escrita e personagens”. A atividade integra a programação paralela de “Um oceano para lavar as mãos”, exposição inaugural do Centro Cultural Sesc. A entrada para o seminário é gratuita.

    Potencial

    O potencial de Petrópolis no Turismo pode ser aferido pelos números do final de semana. Foram 16 mil pessoas que passaram pelo Centro Cultural do Palácio Quitandinha e 12 mil pelo Saloon BBQ, no Parque. Tá certo que boa parcela é da cidade, mas dá para ter uma ideia do que o município pode explorar em eventos e cultura.

    Sede de cultura

    Outro ponto são os espetáculos – todos de alto nível – trazidos pelo Teatro Santa Cecília. Os ingressos se esgotam em poucos minutos. Agora imaginem se a cidade, ávida por cultura, tivesse além do Santa Cecília, o Theatro Dom Pedro (fechado desde 2019) em funcionamento e outras salas do gênero.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas