• Correios divulga lista de agências que realizarão atendimentos sobre descontos indevidos do INSS

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  • 27/maio 12:31
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Agência Brasil

    A partir da próxima sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS já podem procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seu benefício.

    Essa iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios para oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para quem enfrenta dificuldades com o atendimento digital. Para saber qual a agência mais próxima de você, acesse o link com a lista completa de unidades participantes.

    Você também pode conferir a lista das agências:

    • Pela Central 135.

    Para quem é esse atendimento?

    • Se você tem dificuldade com internet ou telefone, o atendimento presencial é a melhor opção para você.
    • Mas atenção: os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.

    O que levar para ser atendido?

    • Apenas um documento de identificação oficial;
    • Não precisa levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.

    Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.

    Como será o atendimento?

    O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

    Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

    • Consultar se foi feito algum desconto no benefício;
    • Requerer a contestação de descontos não autorizados;
    • Reconhecer a autorização de algum desconto;
    • Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada);
    • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação;
    • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.

    Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

    Tem prazo para buscar o atendimento?

    O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Todos serão atendidos com tranquilidade. Não é necessário se preocupar em ir logo no início.

    E quem mora longe de uma agência?

    O Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa. O compromisso é que ninguém fique de fora!

    Alerta importante!

    Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!

    O atendimento está sendo realizado apenas pelos canais oficiais:

    • Pelo aplicativo Meu INSS;
    • Pelo site do INSS;
    • Pela Central 135;
    • A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios.

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