• Correção: Conselho da Petrobras aprova Paes de Andrade presidente da empresa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2022 13:58
    Por Gabriel Vasconcelos / Estadão

    A matéria publicada anteriormente contém uma incorreção. Ao contrário do publicado, os votos contrários não foram de três conselheiros minoritários. Entre os que votaram contra o nome de Paes de Andrade estão dois minoritários e a conselheira que representa os funcionários. Segue a matéria corrigida:

    O Conselho de Administração da Petrobras aprovou Caio Mario Paes de Andrade presidente-executivo da empresa por sete votos a três nesta segunda-feira, 27. Ele também foi aprovado para integrar o Conselho.

    Segundo fontes, votaram a favor de Paes de Andrade os cinco conselheiros da União e dois representantes de acionistas minoritários. Outros três conselheiros votaram contrariamente: dois minoritários e a conselheira que representa os funcionários, Rosangela Buzanelli.

    Paes de Andrade será o quinto presidente da Petrobras no governo Jair Bolsonaro, em sucessão novamente marcada pela queda de braço entre o governo e a diretoria da petroleira sobre a alta nos preços dos combustíveis em refinarias da Petrobras, hoje alinhados ao mercado internacional.

    Currículo

    Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista e tem cursos de pós-graduação em administração pelas americanas Harvard University e Duke University.

    Com passagens por empresas de tecnologia da informação, ele migrou para a administração pública em 2019, quando assumiu a presidência do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

    Em agosto de 2020, ele assumiu o cargo de secretário especial de desburocratização do Ministério da Economia.

    Paes de Andrade também é membro do Conselho de Administração da Embrapa e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), estatal que administra o óleo lucro da União em campos produtores do pré-sal. Aí reside seu único contato mais claro com o setor de óleo e gás.

    Últimas