• Corpus Christi

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/05/2016 11:00

    O dia consagrado a Corpus Christi  não se resume a mais um feriado que cai justamente numa quinta-feira possibilitando-nos  emendá-lo à sexta-feira, sábado e domingo. Sabemos que é muito mais que isso. É uma festa  móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Jesus Cristo na Eucaristia. Corpus Christi, expressão latina que significa o Corpo de Cristo. É celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que ocorre justamente no domingo seguinte ao de Pentecostes.  É uma festa de preceito, portanto obrigatória nossa  presença à missa nesse dia. Além das celebrações Eucarísticas nos Templos tem como  ponto alto a procissão conforme recomenda o artigo 944 do Código de Direito Canônico e normalmente é presidida por Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo Diocesano.  

    O objetivo principal das celebrações  é “testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, tanto que nessas ocasiões o Bispo só se ausenta da Diocese somente por causa urgente conforme estabelece o artigo 395 do C.D.C. A origem da solenidade remonta do Século XIII e foi instituída pelo SS. Papa Urbano IV através da Bula “Transiturus” de 11 de agosto de 1264 .A igreja Católica   realça a presença real de Cristo no pão consagrado. 

    A Eucaristia é um dos sete Sacramentos instituídos por Jesus Cristo na ùltima Ceia quando Ele elevou os olhos aos céus e pronunciou :”Hoc est enim corpus meum ou seja “Isto é o meu corpo” A seguir tomou o cálice em Suas mãos e disse:Hic est enim  sanguinis  mei, novi et aeternit testamenti, mysterium fidei, qui pro vobis et pro multis effundetur in remissionem pecatorum ou  seja,  “Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por  Vós e por todos para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim”. Eis o mistério da fé! A Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa. Na maioria das Cidades, isto é, normalmente onde a procissão passa as ruas são ornamentadas, a exemplo de Petrópolis e tem a maciça de todo o povo de Deus, em viva demonstração de religiosidade, fé e arte. 

    Esta celebração foi instituída com o principal objetivo de prestar as mais excelsas honras a Jesus Cristo, pedindo-O perdão pelos ultrajes cometidos pelos ateus, protestar contra as heresias dos que negavam a presença de Deus na Hóstia Consagrada. Desde o Brasil Colonial temos  aqui as celebrações de Corpus Christi, trazida pelos irmãos portugueses e  espanhóis. Que nós, Cristãos manifestemos  em nossos  corações e gestos o  respeito à Dignidade de Jesus Cristo na Eucaristia, cumprindo o preceito participando da Sagrada Eucaristia,  fazendo de  nossa  vida um apostolado como Cristo ensinou e principalmente nesse dia à passagem do cortejo, preparemos  pétalas de flores, arremessemo-las com alegria e devoção, enfeitemos nossas, sacadas, portas, portões, fachadas, jardins, grades, janelas, com toalhas e  símbolos religiosos em  reverencia e gratidão a Nosso Senhor Jesus Cristo que através  do abraço à cruz nos redimiu e por testamento nos deu  a  mãe Maria Santíssima.  Em desagravo a nossos pecados, ingratidão e limitações humanas celebrem-se com fervor e de coração sincero a presença viva e real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia.

    Últimas