Corpo de Bombeiros realiza simulado de deslizamento em Petrópolis
O 15º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) realizou, na última semana, um Simulado Operacional de Deslizamento com Vítimas, com foco em desabamentos causados por chuvas intensas em Petrópolis. A operação visou reforçar a prontidão das Guarnições de Resposta ao Desastre (GRDs) para o período crítico do verão.
O treinamento mobilizou militares dos destacamentos de Três Rios, Itaipava e Areal, além do Centro de Suprimento e Manutenção de Material de Telecomunicações (CSM/MTel), que garantiu comunicação eficaz entre as equipes de socorro e o Comando e Controle Operacional (CCO). Também participou um agente da polícia técnico-científica (PRPTC) de Petrópolis, responsável pela identificação de vítimas fatais. A integração entre diferentes equipes colaborou para simular uma resposta coordenada em cenários reais de desastres.
Fotos: Divulgação
“A realização de simulados como este é essencial para mantermos nossa tropa pronta para responder com eficiência e agilidade aos desastres naturais que afetam o nosso estado, especialmente durante o período de chuvas intensas. Além de reforçar a integração entre as equipes, essas atividades nos permitem aperfeiçoar estratégias e recursos, garantindo a segurança da população e a proteção dos bens públicos e privados”, enfatizou o coronel Tarciso Salles, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.
O exercício teve como objetivo aprimorar as capacidades técnicas, logísticas e estratégicas da corporação, fortalecendo a resposta rápida aos efeitos das chuvas intensas.