• Corpo de Bombeiros notifica empresas de ônibus de Petrópolis por não cumprirem normas de segurança contra incêndio e pânico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/05/2023 13:53
    Por Helen Salgado

    O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) notificou as empresas de ônibus que operam em Petrópolis por não cumprirem normas de segurança contra incêndio e pânico. Ao todo, são cinco empresas operantes no município: Turp Transportes, Petro Ita, Cascatinha, Cidade Real e Cidade das Hortênsias. Todas elas foram notificadas pela corporação.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vistoria e fiscalização foi realizada em 13 empresas de transporte público em Petrópolis e cidades vizinhas, como Areal, Três Rios e Paraíba do Sul. As empresas que não estavam regularizadas, nem em trâmite de regularização, foram notificadas para providenciar a legalização dentro de um prazo de 90 dias, podendo solicitar prorrogação do prazo pelo mesmo período.

    A situação de segurança no transporte público de Petrópolis é, há tempos, assunto pertinente e de grande repercussão. Após o incêndio na garagem da Petro Ita e Cascatinha, que ocorreu no dia 9 de maio, o assunto veio à tona novamente. Até o momento, a Prefeitura e o Setranspetro não chegaram a uma conclusão do que pode ter causado o incêndio.

    Perito independente

    Na última quarta-feira (17), a Prefeitura informou sobre a contratação de um perito independente para investigar a causa do incêndio na garagem das empresas, localizada na Rua Coronel Veiga. Vale lembrar que o ocorrido já é investigado pelo Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Polícia Civil.

    Leia também: Incêndio na garagem da Petro Ita e Cascatinha: perícia contratada pelo município poderá servir para instruir outras medidas judiciais, mas sem interferência nas investigações criminais já em curso, diz MPRJ

    Foto: Reprodução Redes Sociais

    Na sexta-feira (19), a CPTrans concluiu o exame local da garagem. Com isso, da parte da companhia, o local está liberado. De acordo com informações da Prefeitura, a perícia da CPTrans irá analisar os dados do exame de local, junto com outros documentos, e depois emitir um laudo sobre as causas do incêndio.

    Leia também: Prefeitura autoriza CPTrans a contratar um perito para realizar auditoria independente sobre incêndio na garagem das viações Petro Ita e Cascatinha

    O município informou ainda que, antes da perícia da CPTrans na garagem, o local estava sendo periciado pela Polícia Civil, para instruir a investigação do Ministério Público. A perícia da Polícia Civil foi concluída na quinta-feira (18), quando o local foi liberado pelo MP para a CPTrans realizar a própria perícia.

    Últimas