• Corpo de Bombeiros já atendeu 120 ocorrências relacionadas às chuvas no estado do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/jan 20:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informou, em boletim divulgado às 19h desta sexta-feira (12), que já atendeu cerca de 120 ocorrências relacionadas às chuvas desde quinta-feira (11), em todo o território fluminense. Segundo a corporação, a maioria relacionada a salvamentos de pessoas e cortes de árvores.

    Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras, prontos para dar suporte caso as ocorrências extrapolem a capacidade de resposta da gestão municipal – o que ainda não aconteceu, segundo o comunicado.

    A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros monitoram as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar quaisquer possíveis danos.

    Monitoramento

    O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

    Neste momento, o risco hidrológico é alto ou muito alto nas Regiões Metropolitana, Serrana, Sul, na Baixada Fluminense e nas Baixadas Litorâneas.

    Há risco de alagamentos e inundações em Niterói, Cachoeiras de Macacu, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Cantagalo, Sumidouro, Volta Redonda, Barra Mansa, Mendes, Valença, Rio das Flores, Quatis, Piraí, Porto Real, Pinheiral, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Duque de Caxias e Rio Bonito. No restante do Estado, o risco é moderado a baixo.

    O risco geológico é alto nas Regiões Metropolitana, Serrana, Sul e na Baixada Fluminense. Há grande risco de deslizamentos de terra em Niterói, Cachoeiras de Macacu, São Gonçalo, Nova Friburgo, Paty do Alferes, Barra Mansa e Duque de Caxias. No restante do Estado, o risco é baixo a moderado.

    Últimas