• Coronavírus: excesso de produtos de limpeza pode ser prejudicial à saúde dos pets

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/06/2020 13:04

    Com a pandemia e a preocupação com a contaminação por Covid-19, os brasileiros ficaram mais rigorosos quanto ao uso de produtos de limpeza e desinfecção dos ambientes. Mas esse cuidado em demasia vem provocando o aumento do atendimento de animais nos consultórios veterinários, principalmente, em razão de alergias.

    As ceratites são as infecções ou inflamações na córnea, que é a primeira lente transparente do globo ocular. Têm como principal causa a alergia. As ceratites quando não tratadas podem evoluir para ceratites ulcerativa, ou seja, lesões na córnea. “Neste período de pandemia, obviamente, as pessoas, com medo, estão usando produtos muito concentrados em casa. Quando nós limpamos o chão da nossa casa, nós estamos a uma certa altura. Já os cães e gatos estão no chão. Eles têm contato direto, tanto com as patinhas, quanto com os olhinhos”, afirma a oftalmologista veterinária da Clínica Amigo Bicho, Natacha Pereira.

    Além dos animais com maior predisposição à úlcera de córnea, existem raças que sofrem muito mais com o problema, como os animais braquicefálicos. “As úlceras de córnea podem ser infecciosas e também traumáticas. Existem também as causas morfológicas dos pacientes, então animais com o focinho mais achatado, como gatos persas, shih-tzus, buldogues e outros, têm a órbita, espaço onde se acomodam o globo ocular e anexos, rasa, sendo assim, o globo ocular fica mais exposto. Acaba ocorrendo a evaporação precoce do filme lacrimal e, consequentemente, esta superfície ocular fica mal nutrida e mal lubrificada”, esclarece.

    Para proteger os animais contra estes problemas, o ideal é não usar produtos tão concentrados. É preciso usar os produtos bem diluídos e evitar excesso de produtos para finalizar e aromatizar a limpeza. Há uma série de desinfetantes com potencial germicida vendidos em lojas pet, contendo amônia quaternária, que elimina o coronavírus, desenvolvidos para quem tem animais, como Hysteril, Pro Canine, Amonex e Herbalvet. Também existem produtos de uso veterinário para a limpeza das patinhas, pelinhos e focinhos, lenços umedecidos com clorexidina ou hipoclorito e linhas com álcool em gel, como a  Alcat 70, que não causam alergia a eles. 

    “Recomendamos que o tutor não medique os animais por conta própria. Sempre procure avaliação de um médico veterinário. Se perceber que o olhinho está mais irritadinho, lacrimejando bastante, com qualquer desconforto, a recomendação é lavar com soro fisiológico e no máximo colocar lubrificante ocular. Em seguida correr para o profissional. É proibido usar anti-inflamatório nestes casos, afinal, anti-inflamatórios são contraindicados em casos de ceratites ulcerativas”, alerta.

    Como a evolução da úlcera de córnea é muito rápida, caso o animal não seja assistido a tempo, os microrganismos naturais daquele local, encontram um ambiente propício para de multiplicarem, contaminarem e aprofundarem a lesão. Se a evolução continuar, pode aprofundar e até perfurar a córnea, e o paciente, provavelmente, terá que fazer correção cirúrgica, trazendo ainda mais sequelas para o animal.

    Últimas