• Coro de Câmara da Escola Nightingale-Bamford, de Nova Iorque, se apresenta em concerto especial na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Na próxima quinta-feira (21), Petrópolis terá o privilégio de receber o Coro de Câmara da renomada Escola Nightingale-Bamford. Reconhecida por seu compromisso com temas como direitos humanos, igualdade de gênero e assuntos internacionais, a escola participará de uma apresentação especial na cidade imperial.

    A visita do Coro de Câmara a Petrópolis faz parte de uma turnê que inclui os estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Na ocasião da visita, 14 adolescentes que compõem o Coral, acompanhados por três responsáveis da Equipe do Coral da Escola, terão a oportunidade de conhecer um pouco da cidade de Petrópolis.

    Foto: Divulgação

    Durante a tarde, os coralistas de Nova Iorque conhecerão o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, localizado na Rua Santos Dumont. Lá, além de um ensaio, terão a oportunidade de interagir com os talentosos coralistas do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, enriquecendo, assim, o intercâmbio cultural entre as instituições.

    O ponto alto da visita será o Concerto especial na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, às 20h, onde o Coro de Câmara de Nova Iorque se unirá aos Corais dos Meninos e Meninas dos Canarinhos de Petrópolis em uma apresentação emocionante e gratuita para toda a comunidade.

    “É uma grande alegria para a nossa cidade e para o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis serem lembrados como sinônimo de uma terra de cultura e de música de qualidade. Acredito que esse intercâmbio nos enriquece e ajuda a cumprirmos nossa missão de também formar nossos coralistas para uma visão de mundo mais vasta e nos lembra que o nosso trabalho acontece em várias partes do planeta. Que esse seja um momento de celebração do Canto Coral e de confirmação para todos nós de que a Música ajuda a transformar vidas”, ressalta Frei Marcos Antonio de Andrade, Presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.

    Rose de Mello, gestora do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, destaca a importância do Coral dos Canarinhos no cenário musical. “Somos uma referência tanto nacional quanto internacional. Outros coros estrangeiros têm nos procurado frequentemente para se apresentarem conosco e conhecerem nosso projeto. Durante o evento na quinta-feira, cada coro apresentará uma peça. A maioria do programa será realizada por eles [Coro de Câmera da Escola Nightingale-Bamford], e ao final, os três coros se unirão para uma performance conjunta.”

    Capital Estadual do Canto Coral

    Petrópolis, reconhecida como a Capital Estadual do Canto Coral, possui uma rica tradição neste campo, desde a Sociedade Coral Concórdia, fundada em 1863, até os diversos corais ativos na atualidade. Além do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, a cidade conta com uma variedade de corais, como o Coral da Universidade Católica de Petrópolis, Coral de Petrópolis, Jovens Princesas de Petrópolis, entre outros, contribuindo para o enriquecimento do cenário musical na cidade.

    Mais sobre o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

    Desde 1942, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) é registrado no Conselho Nacional de Serviço Social como entidade filantrópica, cultural e assistencial, sem fins lucrativos. Sua educação baseia-se em princípios franciscanos, visando não apenas ao desenvolvimento musical, mas também à formação integral dos coralistas e alunos de música.

    Em 2022, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis completou 80 anos de história, recebendo reconhecimento da Academia Petropolitana de Letras por seu exímio trabalho em elevar o nome da cidade através da música.

    Foto: Divulgação

    Mais informações sobre o Concerto:

    Quando: 21 de março (quinta-feira), às 20h;

    Onde: Igreja do Sagrado Coração de Jesus –  Rua Montecaseros nº 95 – Centro;

    Evento gratuito.

    Últimas