• Corinthians visita o turbulento Atlético-MG em duelo direto pela vice-liderança

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/07/2022 07:20
    Por Estadão

    Neste domingo, às 18 horas, o Corinthians visita o Atlético-MG, no Mineirão, pela décima nona rodada do Brasileirão em busca de se consolidar na vice-liderança do campeonato e se manter ainda mais vivo na caça ao líder Palmeiras. Apesar da proximidade com o adversário na tabela, as equipes se encontram em momentos completamente distintos.

    O triunfo corintiano sobre o Coritiba por 3 a 1 na última quarta-feira deu gás à equipe e animou o torcedor, que celebra chegadas recentes de Yuri Alberto para o comando de ataque e o retorno do zagueiro Fabián Balbuena, que foi contratado por empréstimo de um ano junto ao Dínamo Moscou, da Rússia. Outro reforço para a partida será o retorno do técnico Vítor Pereira, que cumpriu suspensão no duelo com o Coritiba e volta a comandar a equipe no banco de reservas. Além de ter empolgado a torcida, o triunfo garantiu ao Corinthians os mesmos 32 pontos do Atlético-MG, porém, os paulistas superam os mineiros nos critérios de desempate e se garantem na segunda colocação.

    Do outro lado do duelo, contudo, a situação é oposta. O Atlético-MG chega para o confronto em meio a um clima de incertezas e turbulências. A equipe apenas empatou por 1 a 1 com o Cuiabá, 15º na tabela, e demitiu o técnico Antonio ‘Turco’ Mohamed na última sexta-feira. O auxiliar permanente Lucas Gonçalves estará no banco de reservas na partida, enquanto a equipe busca um substituto para o argentino. Renato Gaúcho é cotado como principal nome.

    Apesar de chegar para a partida em melhor momento, o Corinthians terá de lidar com um tabu incômodo: não vencer o Atlético-MG há cinco partidas. O último triunfo da equipe paulista foi justamente em 1º de setembro de 2019- dia do aniversário de 109 anos do Corinthians. Na ocasião, a equipe venceu por 1 a 0. Porém, de lá para cá, nos últimos cinco confrontos, cinco vitórias atleticanas.

    Se Vítor Pereira pôde contar com a estreia de Yuri Alberto no duelo com o Coritiba, um velho conhecido da torcida, enfim, pode reestrear pela equipe. O nome de Fabián Balbuena já apareceu no BID da CBF e o zagueiro paraguaio estará à disposição do técnico português e poderá reforçar a zaga corintiana que terá a missão de parar o terceiro melhor ataque da competição, ao lado do Internacional, com 26 gols.

    Caso vença a partida contra o Atlético-MG, o Corinthians saltará para os 35 pontos, ficando a apenas um do Palmeiras, que entra em campo no domingo, contra o Internacional. Em caso de derrota, a equipe corre o risco de se distanciar do topo da tabela, uma vez que em caso de vitórias em suas respectivas partidas, Fluminense e Athletico-PR, com 31 pontos, e Internacional, com 30, podem ultrapassar a equipe na classificação.

    Últimas