Copa Internacional de Mountain Bike reforça o nome de Petrópolis como polo do esporte
A Copa Internacional de Mountain Bike contou com quatro largadas e competições emocionantes que marcaram o último dia do evento no Vale do Cuiabá, no último domingo (10). Quase todas as categorias oficiais entraram em cena – a exceção foram as femininas, que correram no sábado.
Entre os petropolitanos, a expectativa de vitória se confirmou: na categoria Elite, Henrique Avancini venceu na Short Track e na prova principal. Esta foi a segunda vitória dele "em casa": em 2015, na Taça Brasil, Avancini cruzou a linha de chegada. Na categoria sub-17, Giuliana Salvini Morgen arrancou a vitória sem maiores problemas.
Na primeira largada, atletas Sub17, Sub15, Sub60, Sub65, Over65 e PNE pedalaram no Circuito Henrique Avancini. Enquanto isso, na pista de Test Ride, os atletas da categoria Mirim também sentiram a emoção do mountain bike. O evento teve sequência no percurso principal com a Sub40, Sub45, Sub50, Sub55. A categoria Júnior Masculina e Feminina, Sub30 e Sub35 também apertaram o pedal antes das largadas da Super Elite.
Na PNE, o campeão foi Bruno Paim (Corinthians Audax Bike Team) que afirmou que a pista atende bem e beneficia a categoria. “É uma pista boa, com rolagem alta, tanto na subida quanto em descidas. Uma pista bem pensada para a nossa categoria. Os desvios estavam bons e rápidos. Ficou uma pista show de bola”, afirmou. Bruno também completou: “É bom demais ganhar. Graças a Deus deu certo e parabéns a todos da categoria também”, finalizou.
Chile na CIMTB Michelin – O chileno Matias Araya Cova correu na categoria Sub17. O atleta deu três voltas na pista e conquistou o 4º lugar depois de uma revisão dos comissários. A disputa foi grande e a decisão ficou para o photo finish. Em um Sprint emocionante, João Alexandre Santos Ferreira, cruzou a linha de chegada com poucos centímetros de vantagem.
“É um circuito que tem um nível alto comparado com Chile ou outros Sul-americanos. A prova foi difícil porque, além do calor e da umidade, os atletas tem um nível alto. Estou muito feliz de estar aqui”, disse. “Escolhemos vir na CIMTB porque é um evento de alto nível, tem um circuito muito bom, com boas descidas e subidas duras. E agora quero voltar na próxima etapa”, disse.
Júnior – Na categoria Júnior, Ygor Oliveira Fernandes (Cabral Bike Shop / Lorena-SP) e Gustavo Xavier (Corinthians Audax) ditaram o ritmo da prova durante as quatro voltas. Mas, na metade da terceira volta, Gustavo abriu vantagem e finalizou com 29 segundos de diferença. A terceira colocação ficou para Thiago Freitas Souza (Oggi Squadra).
“A Copa Internacional surpreendeu com o Circuito Henrique Avancini. É uma pista que tem muita subida, um circuito duro e os adversários estão fortes. Dei três voltas junto com o Ygor Fernandes e na metade da terceira, consegui abrir vantagem na descida e mantive um passo forte na subida. Consegui conquistar a primeira colocação e estou muito feliz com o resultado”, comentou. O atleta agora se prepara para a próxima competição. “Seguimos para a próxima. Agora é representar a equipe e o Brasil no Pan-americano no México e espero ter um bom resultado”, finalizou.
A Júnior Feminina veio com uma estreia. Sabrina Oliveira da Silva (Equipe Lar – Scott) estreou na categoria com vitória. “Como é meu primeiro ano na Júnior, para mim ainda é difícil dar três voltas. Nas partes técnicas, com prática a gente consegue desenvolver bem. Estou bem feliz”, disse.
Concurso de Redação e Desenho – Mais de 300 crianças participaram do concurso de Redação e Desenho da CIMTB Michelin. O concurso é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis. Com o tema ‘Eu e Minha Bicicleta’, Talita Oliveira foi a vencedora no desenho e na redação, Samantha Klein dos Santos. “É um presente participar desde concurso, porque tudo que tem para motivá-los é maravilhoso e estar aqui é um sonho, uma conquista. Eles precisam acreditar que podem e que são capazes e esta é uma ótima oportunidade”, comentou a diretora da Escola Municipal Santa Terezinha, Mauriaurea Albuquerque.
A Copa Internacional conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Leia também: Henrique Avancini vence a categoria Short Track na abertura da Copa Internacional de Mountain Bike