Copa Imperial de e-Sports vai reunir mais de 100 jogadores em 20 equipes
A Copa Imperial de e-Sports de League Of Legends (LOL) vai reunir 100 jogadores em 20 equipes neste fim de semana. As partidas – que acontecem em ambiente virtual – começam às 14h e seguem até às 22h no sábado (06.06) e no domingo (07). A transmissão do campeonato será realizada pela internet (https://m.twitch.tv/goodgamers_br) e quem estiver assistindo vai concorrer a brindes exclusivos. A Copa Imperial de e-Sports é promovida pela prefeitura em parceria com a Good Gamers e terá a premiação patrocinada pela Sumicity.
Pelo regulamento, cada equipe pode ter no mínimo cinco e máximo de sete atletas, sendo que um inscrito, obrigatoriamente, precisa ser de Petrópolis. O mapa escolhido é o Summoner’s Rift. Cada jogador só jogar em um único time. As partidas serão realizadas no tipo “mata-mata”, ou seja, quem perder será desclassificado. Será permitido o uso de “pause” no caso de problemas técnicos, ou caso contrário, será avaliado a situação pela comissão de organização.
Não há restrição de nível, contanto que o jogador possua 16 personagens habilitados. Diferenças existentes por conta das novas runas reforjadas e de nível são de exclusiva responsabilidade do jogador. Um grupo de WhatsApp de jogadores de LOL foi disponibilizado pela Good Gammers para os atletas interessados em participar (https://chat.whatsapp.com/FBYA6JdhvBY9AgilQSrx70).
“Estamos muito satisfeitos com a repercussão do torneio entre os petropolitanos. Dos jogadores inscritos, 95% são do município”, conta Vinícius Verly, Ceo da Good Gamers. A equipe de ex-alunos do Colégio Santa Isabel é um dos times “da casa”. Os jogadores estão juntos desde 2018 e já participaram de outros torneios online.
“Criamos o time ainda na época da escola e levamos o nome da instituição. Sempre foi um hobbie nosso, e naquele momento, resolvemos montar a nossa equipe. É uma iniciativa muito legal da prefeitura de Petrópolis, incentivando o e-Sports, que cresce a cada e gera muitos empregos”, disse Lucas Lazzarinini, de 18 anos, capitão da equipe.
Outro time de Petrópolis na Copa Imperial de e-Sports representa a Faetec. “Jogar LOL era um hobbie individual de cada um antes do time. E agora, com todo apoio que nossa faculdade está oferecendo, pretendemos futuramente disputar campeonatos oficiais e quem sabe tornar isso uma profissão”, afirma William Noel, de 20 anos, capitão da Faetec.
O superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Kronemberger, destaca a participação das escolas na competição. Um dos objetivos da Copa é preparar os colégios para o Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). Os professores de educação física do Agita Petrópolis estão gravando vídeos com dicas de alongamentos e exercícios para os cyber atletas. Cada partida de LOL dura, em média, de 30 até 40 minutos.
“As instituições de ensino já podem preparar seus alunos dentro desse torneio. Também queremos incentivar o e-Sports, que cresce em todo o mundo e movimenta a economia. Além disso, estamos pensando na saúde desse cyber atleta, e por isso, estamos oferecendo, através de vídeos feitos por nossos professores, alongamento e exercício específicos para eles”, explica Leandro.