Copa Brasil de Taekwondo reúne 200 atletas em Petrópolis
A Copa Brasil de Taekwondo reúne neste domingo, no Instituto Nossa Senhora de Lourdes, na rua 7 de abril, mais de 200 atletas de sete estados do país. O evento é uma realização da Confederação brasileira de Taekwondo e visa definir a seleção nacional para as competições de poomse (luta imaginária) de 2019.
O evento foi aberto no sábado à tarde, com a realização do Congresso Técnico. O coordenador da seleção brasileira, mestre Evandro César, explicou todos os detalhes relativos ao evento e cobrou rigor nos horários e regulamento, o mesmo usado em todos os países que praticam a defesa pessoal de origem coreana.
Participam no evento 32 atletas petropolitanos de diferentes categorias. Divulgação.
Os petropolitanos cuidaram de toda a infraestrutura da Copa, sendo que às 6 horas da manhã de domingo tudo estava pronto, obedecendo todas as regras internacionais. Tanto é que às primeiras exibições começaram pontualmente às 8h30.
O poomse simula situações de combate e por isso a harmonia, a técnica, expressão e energia são fundamentais para o atleta ter sucesso.
Entre os destaques do domingo está o mestre Renato Ribeiro, carioca que é uma das referências brasileiras no esporte. Além dele, a campeã sul-americana Isabele Pimentel, que deu um show de técnica para o público que lotou o ginásio colegial.
Petrópolis também teve representantes na Copa Brasil. Segundo o professor Roberto Polonini, participam 32 atletas locais, sendo que atuam em diferentes categorias. Otimista, Polonini aposta no par formado por Manuela Schuster e Artur Freitas, tem chances de ganhar em uma das modalidades. O professor também disputou a competição na categoria sub-50.
A Cidade Imperial sedia de forma inédita essa disputa, motivo de orgulho para Roberto Polonini, que vê nisso um importante estímulo para o surgimento de novos talentos no esporte.