Cerca de 40 bombeiros recém-ingressados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) do 15º Grupamento de Bombeiro Militar passaram por uma capacitação de manejo e captura de animais peçonhentos. A iniciativa visa fortalecer a capacidade de resposta dos bombeiros em situações envolvendo esses animais e reduzir o risco de acidentes para a população.
O treinamento foi realizado por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, responsável por coordenar as ações relacionadas à vigilância e ações educativas na prevenção por acidentes com animais peçonhentos.
Devidamente capacitados, os bombeiros poderão resgatar com mais segurança os animais, reduzindo o risco de acidentes tanto para si quanto para a população.
Para a coordenadora de Vigilância Ambiental, Simone Sisnando, é importante enfatizar a relevância do envio desses animais para o Instituto Vital Brazil.
“Isso porque, estamos fortalecendo a produção de soros antiveneno e garantindo um tratamento eficaz em casos de acidentes com animais peçonhentos”, destacou.