• Cooperativa recebe notificação de despejo do Centro de Reciclagem da Comdep: galpão só funcionará até o dia 23

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/09/2021 19:09
    Por Luana Motta

    A Cooperativa Crescer, que funciona há mais de 10 anos dentro do galpão do Centro de Triagem da Comdep, que fica no Cascatinha, terá que deixar o lugar em 20 dias. Na última semana, eles receberam uma notificação informando o despejo, o prazo do contrato de locação do imóvel está vencido há anos, e a Comdep está sem local para a separação da coleta seletiva. 

    São pelo menos 12 pessoas que trabalham na Cooperativa e, sem o espaço que era cedido pela companhia, eles ficarão desempregados. “É a nossa única fonte de renda, é nossa sobrevivência. Tem pessoas aqui que tem criança, pagam aluguel. Eu estou aqui há 9 anos, e não sabemos o que fazer”, desabafou a vice-presidente da Cooperativa, Cirlene Santos. 

    Em um vídeo feito pelos funcionários da cooperativa, eles relatam que não houve diálogo com o diretor-presidente da Comped, Leonardo Kienle Fernandes: eles apenas receberam o documento informando que deveriam deixar o espaço. E que estão preocupados com o futuro da cooperativa, já que não tem para onde destinar as doações de material que recebem. No vídeo, eles afirmam que receberam a promessa de que seriam transferidos para o novo espaço que a Comdep deverá alugar, mas agora foram informados de que isso não acontecerá. 

    A Cooperativa deve deixar o galpão em 20 dias. (Foto: Divulgação)

    O documento, assinado pelo diretor presidente da Companhia, diz que o contrato de aluguel do galpão está vencido há anos e que o proprietário notificou a Comdep pedindo sua devolução. E no documento afirma que “sendo o caso, e obedecidas as normas vigentes, manteremos o compromisso de doar material para Vs. Sas continuem os trabalhos de reciclagem, bastando para tanto, que se organizem e informem à Comdep o novo endereço onde se instalarão”. 

    Segundo Cirlene, a cooperativa não tem como se manter pagando aluguel em um novo espaço. Ela teme pelos funcionários que precisam do trabalho. 

    Em resposta à Tribuna a Comdep disse que, com o fim do contrato, o espaço deve ser entregue até o próximo dia 23 de setembro. E que neste momento, a companhia está buscando outros imóveis capazes de acomodar o serviço de separação da coleta seletiva.

    Em relação ao despejo da Cooperativa Crescer a Comdep informou que “assim como as outras, a cooperativa que atua no espaço cedido pela companhia, continuará recebendo os materiais para separação dos resíduos recicláveis”

    A companhia disse que trabalha para que o serviço não seja interrompido e segue na busca de um novo imóvel para acomodar o serviço de separação da coleta seletiva.

    Atualmente, a coleta seletiva é feita seguindo um cronograma diário, o serviço funciona em todas as comunidades dos bairros Bingen (segunda-feira), Mosela (terça-feira), Valparaíso (quarta-feira), Morin (quinta-feira), Alto da Serra – incluindo Vila Felipe, Chácara Flora e Sargento Boening – (sexta-feira). Sempre a partir das 8h e se estende por todo o dia. A partir da próxima quarta-feira (08), o serviço começa a funcionar no Vale das Videiras e já na segunda-feira, dia 13 de setembro, chega as comunidades do Brejal.

    Em parceria com a Enel há quatro Ecopontos, localizados na Rua General Rondon, em frente a Comdep; na Rua Mosela; Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava e Araras, na Estrada Bernardo Coutinho, 3.035

    Últimas