Cooperação Brasil e Espanha: LNCC e BSC firmam parceria para impulsionar a pesquisa científica
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Barcelona Supercomputing Center – Centro Nacional de Supercomputação (BSC-CNS) anunciaram uma nova parceria para fomentar a colaboração na área de pesquisa científica. A iniciativa visa criar um ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos inovadores.
O Memorando de Entendimento foi assinado pela Ministra Luciana Santos, pelo Diretor do LNCC, Fábio Borges, e pelo Diretor do BSC, Mateo Valero, em reunião realizada no MCTI, no dia 25 de julho, com representantes de ambos países.
A parceria representa um marco importante para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na Espanha, reunindo duas das principais instituições de pesquisa em computação de alto desempenho da América Latina e da Europa.
Segundo a pesquisadora Carla Osthoff, especialista em computação de alto desempenho, “o LNCC possui excelência no desenvolvimento de Aplicações para Computação Científica e esta parceria com o BSC é uma grande oportunidade para o Laboratório fomentar o desenvolvimento de pesquisa nas camadas mais baixas de software. Com ela, o LNCC pode vir a ter domínio tecnológico para todas as camadas de software de um ambiente de supercomputação, assim como é feito hoje no BSC”.