• Contrato para ampliação da capacidade do Supercomputador Santos Dumont é assinado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/abr 14:26
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Eviden, empresa do Grupo Atos, líder em computação avançada, formalizaram a assinatura de um novo contrato de US$ 19,4 milhões – equivalente a cerca de R$ 100 milhões, para estender a capacidade do Supercomputador Santos Dumont. A assinatura do novo Memorando de Entendimento (MoU – Memorandum of Understanding) ocorreu durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França, realizado em março. A Petrobras será responsável pelo upgrade do SDumont e a previsão de conclusão é entre julho e agosto.

    Leia Também: Supercomputador Santos Dumont terá capacidade ampliada

    Com uma capacidade atual de 5,1 petaflops, a extensão, que é baseada na arquitetura BullSequana XH3000 da Eviden, fará com que a capacidade se expanda em 17 petaflops, chegando a 22 petaflops e garantindo a classificação do supercomputador como o mais poderoso da América Latina para pesquisa acadêmica. 

    O Supercomputador Santos Dumont terá sua capacidade quadruplicada para atender às crescentes necessidades da comunidade acadêmica. Com essa expansão significativa, o Santos Dumont estará ainda mais preparado para apoiar iniciativas de pesquisa de ponta, especialmente no setor de energia. 

    Essa atualização representa um avanço importante no campo da computação científica, permitindo que pesquisadores realizem simulações mais complexas e análises de dados em larga escala, impulsionando assim a inovação e o progresso nas áreas de estudo relacionadas.


    Últimas