Contrato com empresas responsáveis pela coleta de lixo em Petrópolis acaba em duas semanas
No próximo dia 19 se encerra o contrato entre a Prefeitura de Petrópolis e o consórcio Limp-Serra, responsável pela coleta de lixo no município e pelo destino final dos resíduos. O consórcio é formado pelas empresas Força Ambiental Ltda e PDCA Serviços Ltda. As licitações para a realização dos serviços foram realizadas, mas os resultados ainda não foram divulgados.
No dia 22 de junho, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) realizou a licitação para a locação de caminhões e equipamentos para a coleta do lixo no município. O edital prevê a necessidade de 16 caminhões grandes com capacidade mínima de 15m³ para atividades diurnas, outros seis do mesmo tipo para atividades noturnas, outros cinco veículos menores para atuação durante o dia, e um caminhão poliguindaste duplo para a retirada de outros resíduos. Além disso, também é necessário o fornecimento de 20 caçambas de lixo móveis por mês, totalizando 240 em um ano.
Outros equipamentos também fazem parte da licitação, como uma retroescavadeira, uma escavadeira, um equipamento de alta pressão para sucção e limpeza de detritos e dois caminhões com plataforma aérea articulada.
Já no dia 26, foi realizada a licitação para o transbordo e destino final do lixo. O edital aponta o Aterro de Belford Roxo, a 50,3 km de distância, e o Aterro de Nova Iguaçu, a 55 km, como opções mais próximas. Atualmente, o aterro utilizado é o de Três Rios, que fica a 64,8 km. Cada veículo deve fazer cerca de três viagens ao aterro por dia.
As duas licitações preveem contratos de doze meses de duração. As vencedoras serão as empresas que oferecerem o menor valor para a execução dos serviços.