• Contas de Hingo Hammes e Fred Procópio desaprovadas pela justiça eleitoral

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/02/2021 02:00

    Eleitos vereadores, o prefeito interino, Hingo Hammes e o presidente da Câmara de Vereadores, Fred Procópio, tiveram desaprovadas suas contas de campanha pela Justiça Eleitoral. Nas sentenças, a Justiça mostra doações recebidas fora do prazo, doações de pessoas sem a capacidade financeira para tal, falta de dados para identificar os doadores de verbas e por aí vai. Pior é que ambos não se manifestaram depois de terem sido citados pela justiça.

    Mais do mesmo

    Vai ficar tudo bem, depois de apresentados recursos e documentos – pelo menos é o que acreditam os advogados. Mas, fica é feio para ambos que se propõem a ser a “mudança”. Já começam fazendo tudo igual. 

    Concentra, mas não sai

    Essa ninguém entendeu: na sexta a noite tinha Guarda Civil, polícia e a própria secretária de Serviços Públicos e Segurança, Karina Bronzo, na Praça da Liberdade para evitar aglomeração. E o que mais tinha? Gente aglomerada. E o choque de ordem só olhando.  Pior que anunciaram que as 56 câmeras do Ciop iriam ser usadas para flagrar os aglomerados e a fiscalização ir lá espalhar os bolinhos, uma “ação imediata”, do choque de ordem.

    Sacudindo a roseira

    E que sururu que deu aquela pernada que Hingo Hammes por pouco não dá em Leandro Azevedo (aí, professor: te salvamos! Por nada!) esta semana, hein? Não se falou em outra coisa. Teve desmentido, gente que confunde fake news com golpe, candidaturas que foram negadas e por aí vai.

    Pedalada

    Por outro lado, parece que nossa inconfidência acabou acelerando a pernada. Esta movimentação, feita no bastidore, ainda iria render mais algumas semanas. Porém, agora ficou tudo mais frenético. De pernada passou à pedalada.

    Fator Dudu

    Falando em eleição, além de Bernardo Rossi ser o principal articulador de uma candidatura governamental, Hingo Hammes e cia não podem esquecer do “fator Dudu”. Porque tudo, absolutamente tudo, em termos financeiros, passa por ele.

    Se você ficar dois minutos em uma vaga da  SinalPark sem pagar já recebe uma advertência. Já na 16 de Março rola parar até em cima da calçada.

    Lideranças?

    Mas, acompanhem: quais lideranças políticas, de fato, temos hoje na cidade e qual o peso (eleitoral) delas? Bomtempo como deputado estadual poderá formar um núcleo que talvez não funcione ainda nas eleições suplementares; Bernardo Rossi vai tentar emplacar um candidato mesmo diante da rejeição que tem; Hingo Hammes quer ser esse candidato de Rossi; Leandro Azevedo, se bobear, toma um golpe; Elias Montes pode ser o grande nome da eleição, mas precisa trabalhar já. De resto teremos os mesmos nomes: Ramon, Gurgel, Sabrá…

    É tudo novo, gente!

    Uma eleição suplementar não é um “terceiro turno”.  Isso é bom a gente explicar para nossos líderes. É uma nova eleição e começa tudo do zero. E pode se candidatar qualquer um que a justiça eleitoral liberar.  A votação de 2020 tá encerrada, zerada. Ninguém traz consigo de herança a totalidade dos votos que recebeu visto que a conjuntura é outra. Então é preciso trabalhar tudo de novo para, mais uma vez, convencer o eleitor.

    Contagem

    Petrópolis está há 45 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Doadores

    Partisans, sem mais nada para fazer da vida, foram dar uma olhada na prestação de contas dos candidatos no último pleito.  E dos secretários de governo que eram da gestão Bernardo Rossi e continuam na gestão Hingo Hammes apenas Márcia Palma, da Educação e Karina Bronzo, de Segurança e Serviços Públicos doaram para a campanha do ex-chefe. Mas, gente, ele ralou para manter esses cargos agora. Não chegou a vender a alma, mas foi quase.

    Mini prefeituras

    Ouvido de um analista político que faz parte hoje do governo sobre as secretarias de governo: “temos pelo menos 15 mini prefeituras em que há forte influência dos vereadores”.  Forte influencia é até bondade.

    Dança das cadeiras

    E quando tiver o resultado, no TSE,  as coisas não ficarão tais como são hoje. Vai haver a dança das cadeiras ainda.  E tudo começa com… Bernardo Rossi que é dono do seu partido, o PL, e também do DEM, partido do prefeito interino Hingo Hammes.  O DEM que estará sucateado com a saída de Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados. Por isso, Hammes, se for candidato, vai precisar mudar de legenda. E Bernardo também pode querer fazer mudanças.

    O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, já reaberto – mas seguindo regras para a visitação. E aqui a gente mostra, com esta foto de José Renato Lisboa Cordeiro, o quão linda é a cachoeira Véu da Noiva.

    Últimas