• Contagem regressiva para mega-eventos no Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/04/2016 10:00

    A contagem regressiva para os Jogos Rio 2016 passará por uma série de eventos-teste, neste mês, para afinar os últimos ajustes para o megaevento de agosto. Os primeiros foram o Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Peso, na Arena Carioca 1, e a prova da maratona, no centro da cidade, disputados no último fim de semana. Outras sete competições serão realizadas em abril, o mais movimentado do Aquece Rio, e que envolvem o tiro esportivo, a natação olímpica e paralímpica, a ginástica, a esgrima, o polo aquático e o handebol.

    Na próxima sexta-feira (15/04) terão início as disputas do tiro esportivo, que irá marcar a reinauguração do Centro Olímpico de Tiro – construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 – e a natação, que vai estrear a piscina do Estádio Aquático Olímpico.

    O evento de tiro será a reta final de classificação dos atletas brasileiros e vai até o dia 24  de abril. A equipe de nove atiradores (que já conta com seis nomes definidos) ficará completa após o Campeonato Mundial de Tiro Esportivo, fechado ao público, e que promete reunir mais de 30 dos 45 medalhistas em Londres 2012.

    O tradicional Troféu Maria Lenk de natação, que vai até o dia 20 de abril, será a primeira competição do Estádio Aquático Olímpico (entregue na última semana). O torneio é a última chance para os atletas brasileiros se classificarem para os Jogos Olímpicos.


    Ginástica Artística

    O evento-teste da modalidade será disputado entre os dias 16 e 22, na Arena Olímpica do Rio. Esta será a última chance de colocar a equipe completa feminina nos Jogos de 2016. A tarefa não é fácil já que, ao lado do Brasil, outras grandes seleções também buscam a vaga. 

    Na competição, o Brasil irá contar com Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Milena Theodoro e Rebeca Andrade. A coordenadora da seleção, Georgette Vidor, conta que a equipe titular será definida somente um dia antes da competição. “Vamos definir a ginasta que será reserva no último momento. Depende também do que elas irão fazer no treinamento de pódio”, explicou.

    Serão oito equipes participantes e quatro delas garantem a classificação. Além do Brasil, no feminino o evento-teste terá a presença da Alemanha, Austrália, Bélgica, Coreia do Sul, França, Romênia e Suíça. As brasileiras irão se apresentar na segunda subdivisão, a partir das 13h. Na segunda-feira (18.04) será realizada a final por aparelhos masculina e feminina.Caso não se classifique, o Brasil tem direito a colocar uma ginasta nos Jogos Olímpicos. No masculino, como o país já tem a vaga por equipe assegurada. Irão competir somente Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki no evento-teste.


    Natação paralímpica

    Entre 22 e 24 de abril, 212 nadadores paralímpicos de 19 países vão cair na piscina do Estádio Aquático. O evento teste será o Open Internacional Caixa Loterias de Natação Paralímpica. Para receber os nadadores internacionais, a seleção brasileira terá força máxima na competição, que será uma oportunidade para atingir os índices de classificação para os Jogos.

    A presença de grandes nomes da natação de outros países promete elevar o nível do Open no Rio de Janeiro. “Teremos grandes duelos na piscina no Rio de Janeiro. O Daniel Dias terá o americano Roy Perkins como rival, o Talisson Glock enfrentará o colombiano Nelson Crispin, e ainda teremos o duelo entre os brasileiros Andre Brasil e Phelipe Rodrigues na classe S10”, citou Rui Meslin, coordenador de natação no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).


    Esgrima

    A Arena Carioca 3 receberá entre 23 e  27 de abril o evento-teste da modalidade. Serão realizadas disputas na espada individual masculina e duas provas por equipes: o sabre masculino e o florete feminino.


    Polo aquático

    O Estádio Aquático Olímpico será palco do evento-teste de polo aquático, o terceiro do local no mês, de 25 a 29 de abril. Ao todo, 60 atletas de quatro países (Brasil, Estados Unidos, China e Canadá) participam da competição. O evento será fechado ao público e não vale vaga para os Jogos Olímpicos.


    Handebol

    Os últimos a entrarem em quadra neste mês serão os atletas do handebol, entre 29 de abril e 1º de maio. Estreando a Arena do Futuro, o Torneio Internacional Masculino de Handebol, no Parque Olímpico da Barra, traz 64 jogadores para um amistoso entre quatro seleções de países das Américas (Brasil, Estados Unidos, Cuba e Uruguai).

    O mês de maio encerra a lista de eventos preparatórios para os Jogos Rio 2016. O goalball será o último teste do Parque Olímpico da Barra. A seleção brasileira enfrentará as equipes da Finlândia, Estados Unidos e Lituânia – um torneio entre os quatro melhores países do mundo no esporte. Em seguida, uma série de três eventos-teste encerra o calendário Aquece Rio: o atletismo (14 a 16), o atletismo Paralímpico (18 a 21) e o futebol (22) vão alinhar os últimos ajustes para o Estádio Olímpico receber as competições dos Jogos Rio 2016


    Balanço

    Os 34 eventos teste realizados até o momento, 14 apenas no início deste ano, serviram para checar as instalações dos Parques Olímpicos da Barra e de Deodoro, além de estruturas na Marina da Glória, na Lagoa Rodrigo de Freitas, em Copacabana, no Sambódromo, o ginásio Maracanãzinho e o Rio Centro.


    Rede Nacional de Treinamento

    A Rede é a aposta do Governo Federal para o legado de infraestrutura esportiva e de nacionalização dos efeitos dos Jogos Rio 2016. O projeto pretende interligar as diversas instalações existentes ou em construção em todo o país. A Rede contará com diferentes padrões de estruturas e atenderá dezenas de modalidades, desde a fase de detecção e formação de talentos até o treinamento de atletas e equipes olímpicas e paralímpicas. No topo estão os Centros Olímpicos de Treinamento (COT), que estão sendo construídos no Rio de Janeiro.



    Últimas